sábado, 3 de julho de 2010

O DEUS QUE RECLAMA O SAGRADO – AS LIÇÕES DO JARDIM

Texto de MAX LUCADO.

Texto Base: João 18.1-9

Desde cedo recebemos daqueles que nos educam orientações sobre os jardins. Desde um simples “NÃO PISE” até “É PROIBIDO BRINCAR NO JARDIM”. Aprendemos que devemos “DEIXÁ-LO EM PAZ”.

Às vezes cultivamos nos jardins coisas que não precisamos, pois podemos comprar em alguns lugares o que nele é produzido. Mas por que então algumas pessoas querem manter um Jardim?

POR CAUSA DA VIDA! JARDIM É UM LUGAR DE VIDA!

É um lugar em que podemos perceber coisas valiosas, pois é um lugar digno de AMOR e PROTEÇÃO. As flores são frágeis! As plantas são preciosas!

MAS, como tudo que requer amor e proteção, o jardim precisa de nossa dedicação.

1. ARRANCAR MATO,

2. SEPARAR ERVA DANINHA,
3. LEVANTAR ESTACAS,

4. PLANTAR CERCA VIVA, ETC.

Resumindo – Você pode brincar e bagunçar o que quiser, menos o Jardim.

Então, deixa eu te dizer uma coisa ODIOSA, nós temos algo em comum com Satanás. Ele aprendeu a mesma lição que nós a respeito de NÃO BAGUNÇAR OS JARDINS QUE PERTENCEM AO PAI!

Talvez a pergunta que você esteja se fazendo agora seja:


- Porque você está falando de Jardins???

A Bíblia é a história de 2 Jardins, Éden e Getsêmani.







Satanás nunca foi convidado para o Jardim do Éden, ele não fazia parte e nem muito menos era desejado. Ele se intrometeu no Jardim como uma serpente e conseguiu infectar os filhos de Deus.

E é tudo o que tem feito desde então. Vamos ver alguns “jardins sagrados” que ele tem entrado:

1. Casamento – o chamado “Santo Matrimônio”. A palavra “ALTAR” IMPLICA NA PRESENÇA DE DEUS.
- O casamento foi idéia de Deus;
- O primeiro casamento ocorreu no primeiro jardim, mas não isso não fez diferença para o Diabo que se insinua para dentro dos lares.
- Prestamos votos sagrados... Alegria e na Tristeza... Nisso tudo o Diabo fala: - VAMOS VER...


2. Intimidade Sexual – É um presente de Deus.
- Virgindade é uma Rosa colhida do jardim, dada por Deus para ser partilhada com quem será seu companheiro para sempre.
- Deboche de Satanás, zomba da fidelidade e o deboche do mundo;
- Satanás é pai do incesto e do abuso, autor da imoralidade e o rufião (aquele que faz prostituir) do jardim.

3. Criança – Jesus nunca se desviou de uma criança.
- Delas é o Reino de Deus;
- Satanás sempre teve prazer na morte de Crianças. Ex. Moisés e Jesus.
- Satanás foi homicida desde o princípio. (Jo 8.44)

4. Governo;


5. Igreja;

6. Pureza;

7.Promessas.

E NÓS??? Nós fomos chamados para ser SANTOS. Fomos feitos para ser SANTOS. Separados para a boa obra.

- Mas existe alguém que não tenha sentido o pé do intruso?
- Não tenha sido ferido pela sua espada?

O QUE SATANÁS FEZ NO ÉDEN, FAZ TAMBÉM HOJE!!!

Por esta razão precisamos saber que: O QUE JESUS FEZ NO GETSÊMANE, FAZ TAMBÉM HOJE... ELE RECLAMA O SAGRADO.

Jesus não ficará muito tempo em silêncio, enquanto Satanás escava o sagrado. No momento certo ele se levanta e fala, e Satanás sucumbe e silencia.

Vamos para o Getsêmani.

Vs. 3 – Satanás arquitetou um plano fabuloso. Recrutou a força de cada poder significativo do drama – OS ROMANOS, OS JUDEUS E OS APÓSTOLOS.


1. Romanos - Speira – Três significados possíveis: 1. Corte Romana de 300 homens. 2. Cavalaria e Infantaria totalizando 1900 soldados e / ou 3. Destacamento conhecido por Maniple que continha mais de 200 homens.

2. Judeus – Guardas que faziam o policiamento do templo. DESTACADOS PARA GUARDAR O LUGAR MAIS SAGRADO DURANTE A FESTA MAIS AGITADA DA ÉPOCA. Deveriam ser os melhores homens de Israel.

3. Judas – do círculo mais íntimo de Jesus.

Notem a perfeição do plano, o inferno devia estar em festa. Não havia escapatória para Jesus. Satanás fechara todas as saídas. Seus representantes haviam previsto todos os movimentos, exceto um.

Vs. 4 – Jesus não tinha o desejo de fugir ou de escapar. Ele não estava no jardim se escondendo. Numa postura de vencedor, Jesus se adianta a eles.

Vs. 5 – Impressionante, eles estavam a poucos passos do seu rosto e não puderam reconhecê-lo. Nem Judas percebe quem está diante de si. ALELUIA!!!! VER JESUS É MAIS QUE UMA QUESTÃO DE VISÃO, É UMA QUESTÃO DE CORAÇÃO.

Vs. 6 – Ele se revela: “SOU EU”. Sua voz derruba os soldados que estavam a sua frente. Pense nisso 200 homens caídos, se não fosse tão solene o momento, seria cômico. DIANTE DA PALAVRA LIBERADA DA BOCA DE CRISTO TODOS OS INIMIGOS QUE VIERAM CONTRA VOCÊ, CAÍRAM POR TERRA!!!!

NÃO IMPORTA A FORÇA DELES OU A POSIÇÃO QUE OCUPAM, DIANTE DA PALAVRA DO NOSSO SENHOR ELES SE DERRETEM COMO CERA!!!!

Vs. 7 – O inimigo permanece em silêncio enquanto Jesus faz sua proclamação. Note que nenhuma vez o inimigo falou sem que Jesus permitisse. DIANTE DE CRISTO, SATANÁS NÃO TEM NADA A DIZER!!!!

Vs. 8 – O que é isso? Jesus dando ordens? Um judeu instruindo os Romanos? Um renegado dirigindo a guarda do templo? (Exemplo da ROTAM). JESUS NÃO SÓ DÁ AS ORDENS COMO TAMBÉM É OBEDECIDO. LEMBRE-SE SEMPRE, EM TODOS OS MOMENTOS DA SUA VIDA, DEUS ESTÁ NO COMANDO!!!!

Vs. 9 – Quando Jesus diz que o manterá a salvo, Ele fala sério. Ele é capaz de protegê-lo. QUANDO JESUS PROMETE QUE ELE NÃO TE PERDERÁ, CERTAMENTE ELE O FARÁ!!!!

Muitos elementos aparecem no Getsêmani:

1. Judas e sua traição;

2. Pedro e sua espada;
3. Os discípulos e seu medo;

4. Os soldados e as armas.

Embora todos elementos sejam cruciais, não são os focos. O FOCO É O CONFRONTO ENTRE DEUS E SATANÁS!!!

Satanás ousa entrar em outro Jardim, mas Deus se levanta e Satanás não tem chance. (1 João 3.8 – 2ª parte – “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.”).

– Qual o jardim da sua vida Satanás invadiu e profanou? Então deixe que Jesus reclame de volta. Hoje e agora.

Pai precioso, eu louvo o teu nome. Tu tens reconquistado tantas partes da minha vida. Eu estava perdido, tu me encontraste. Eu estava confuso, tu me guiaste. Eu não tinha nada a oferecer, mas ainda me amaste. Confesso que ainda preciso de ajuda. Existe uma parte da minha vida que precisa de um toque teu. Satanás está batalhando por um jardim no meu coração. Não o deixes vencer. Coloca-o para fora. Ele é mentiroso e é mentiroso desde o princípio. Por favor, derrota-o. Eu te glorificarei. Pai esta é a área que preciso do teu poder____________________________.


Extraído do Livro: Ouvindo Deus na Tormenta - Max Lucado

Lucado, Max - A Gentle Thunder - Word Publishing, 1995