domingo, 19 de setembro de 2010

REMEDIANDO O PECADO – DEIXE O PESO PELO CAMINHO

Amados em Cristo Jesus, remediar os pecados é aprender a deixar aquilo que nos acusa pelo caminho. Mas como remediar o pecado? É possível alcançar vitória sobre o pecado?

Após vermos por 4 semanas, nas reflexões ou nos estudos aqui publicados, tudo aquilo que abrange o pecado, talvez algum leitor possa estar pensando consigo: “Estou perdido para sempre”. Mas se consultarmos a Palavra de Deus, vamos encontrar:

1 João 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 1.7 - Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Que coisa maravilhosa, Deus quer que simplesmente confessemos nossos pecados para Ele nos conceder perdão. Deus já providenciou o sacrifício perfeito! Jesus morreu no meu lugar, no seu lugar e no lugar de todo pecador para que todos os nossos pecados fossem perdoados.

Em Mateus 1.21 temos - Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

E ainda em 1 João 3.5 temos - Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

Amados, Deus fez a sua parte, Ele nos oferece a Salvação! Resta a cada um de nós, o interesse de recebê-la, tomando as seguintes decisões:

- Arrependimento: Todo pecador necessita arrepender-se. Este é o primeiro passo para a salvação. Mas o que é arrependimento? Arrependimento é tristeza pelo pecado cometido, é a consciência do erro, é a mudança de mente e coração. Em Atos 2.38, temos: Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

- Confessar: Além do arrependimento, é necessário confessar os pecados. Revelar seus pecados a Deus é a primeira forma de mostrar consciência do seu erro. Admitir o erro e confessar com a própria boca contando para Deus suas falhas e finalmente pedir perdão. Em Romanos 10.9-10 temos: Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. E ainda, em 1 João 1.9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

- Deixar o pecado: É preciso abandonar o pecado. Não continuar na prática do erro. Se nos arrependemos e confessamos, assumimos a consciência do erro, então é necessário deixar o pecado. Jesus, disse à mulher adúltera: “Agora vá e abandone sua vida de pecado”, e também disse ao paralítico do tanque de Betesda: “Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça". Em Provérbios 28.13, diz: Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Ao “arrependermos”, “confessarmos” e “abandonarmos” o pecado, estamos remediando o pecado dentro dos princípios estabelecidos pelo Senhor. Ao fazermos isso, deixamos os pesos pelo caminho para continuarmos caminhando rumo ao nosso Senhor. Pecado confessado é pecado perdoado! Mas vamos aprofundar isso na nossa próxima reflexão.

Que o Senhor Jesus lhe abençoe ricamente.

A Graça e a Paz de Cristo Jesus.

Moacir Neto


Comente nossos posts, divulgue nosso blog, pois nossa intenção é levar o Reino de Deus até os confins da terra, e você pode ser instrumento de Deus para isso.