Pesquisar neste blog:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Casa dividida

“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” Ref: Mateus 12.25


O que é divisão? A palavra divisão significa duas visões ou dupla visão, vertigem, etc. Jesus disse que uma casa, uma família, um reino dividido, não subsiste, perde a força.

Satanás queria dividir o céu e assentar-se no trono, sendo semelhante ao Altíssimo. Na sua rebelião conseguiu levar 1/3 dos anjos do céu.

No Jardim do Édem houve divisão. Adão pensou que também poderia mandar e desobedeceu a ordem do Senhor de não tocar na árvore do bem e do mal.

No mundo Árabe, também há divisão. A briga entre árabes e judeus é uma briga entre dois irmãos, filhos do mesmo pai – Abraão, descendentes de Ismael e Isaque.

Vejamos alguns exemplos de desavenças na Bíblia:

Esaú e Jacó
Esses irmãos brigavam dentro da barriga da mãe. Quando Esaú nasceu, Jacó estava segurando sua perna. Durante toda a vida Jacó foi um trapaceiro e suas atitudes geraram ódio no coração de seu irmão.

O filho pródigo
A parábola do filho pródigo relata um impasse numa família entre o pai e dois irmãos que não combinavam e não se toleravam. O irmão mais velho não tolerava o fato do pai oferecer perdão ao irmão que deixou tudo pra trás para viver dissolutamente.
“Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.” Rm 16.17 e 18.

O apóstolo Paulo enfrentou o problema da divisão dentro da igreja, Ele não tinha condições de visitar todas elas. Só a igreja de Jerusalém, na qual o irmão de Jesus; Tiago, era pastor haviam 100.000 membros.

Por ser um estudioso da Bíblia, letrado, judeu e cidadão romano, escreveu 50% do Novo Testamento e foi muito claro ao dizer que as pessoas que causam divisão são bajuladoras e enganam com palavras suaves.

“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".

Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio; de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. Todos nós trabalhamos para Jesus. A igreja não é do homem, é do Senhor Jesus.” I Co 1.10-15.

Quais as conseqüências da divisão na família?
Sou fruto de uma família divida. Meus pais se separaram quanto eu tinha seis aninhos. Uma parte dos irmãos ficou com meu pai e a outra com minha mãe. Somos totalmente diferentes, a nossa família enfraqueceu e ficou pobre. Na família dividida há desanimo, falta de referencial, atraso, pobreza, abandono da fé.

Alguns países passaram por divisões e tiveram suas economias assoladas. O solo africano é tão rico quanto o brasileiro, mas as tribos que lá existem brigaram entre si e o país não prospera.

A Coréia dividiu-se, uma parte (Coréia do Sul) desenvolveu-se e a outra vive debaixo do regime ditatorial. (Coréia do Norte).

As Alemanhas também se dividiram, uma prosperou e a outra entrou em declínio. Passaram-se os anos e o muro de Berlim caiu, elas uniram-se, solidificando a economia e a posição de liderança na União Européia.

No mundo Árabe, a divisão tem causado mortes de militares e civis.

Onde há unidade, Deus ordena sua bênção.

O apóstolo Paulo teve uma séria divergência com o apóstolo Pedro. No meio dos judeus, Pedro agia como judeu e no meio dos gentios, como gentio. Paulo o repreendeu, mas Cristo era o ponto da unidade entre os dois.

Desde a juventude fui muito bem instruído na Escola Bíblica Dominical e aprendi a prevalecer diante das tempestades. Quando a igreja se une em oração os céus se abrem.

Divisão na família

Existem lares em que as divergências terminam em pontapés e socos. Uma palavra mal colocada é motivo pra confusão e discussão."Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mateus 18.15.

Os problemas externos são mais fáceis de serem resolvidos que os familiares. Quando você não está em harmonia com a sua família, as coisas se tornam mais difíceis. Não vá dormir com problemas com sua esposa, filhos, irmãos, chame-os para uma conversa, se necessário peça perdão, mas tenha como prioridade a paz dentro do lar.

Divisão nas empresas, entre funcionários

As brigas dentro das empresas geralmente são impulsionadas pelas ‘conversinhas’, fofocas, palavras maliciosas, etc. A palavra de Deus diz que o Senhor abomina aquele que promove contenda entre irmãos.

“O perverso não tem caráter. Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas; pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos; tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia. Por isso a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído, irremediavelmente.

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.” PV 6.12-19.

Tem muita gente com a vida arrebentada porque sente prazer em promover discórdias, provocar ira e etc. Dissemine a paz e evite a contenda.

Autoria: Pr. Jorge Linhares

Por Lidiomar

Graça e Paz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.