quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jesus, o Doador da vida

Estes [sinais] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20.31

João nos diz que seu objetivo último em escrever seu Evangelho foi o de que seus leitores recebessem vida através de Jesus Cristo.

E para que recebam vida através de Jesus Cristo, eles devem crer em Cristo; e para que creiam em Cristo, João selecionou certos sinais que dão testemunho de Cristo. Desse modo, o testemunho leva à fé; e a fé, à vida.

Na verdade, João vê seu Evangelho principalmente como testemunho de Cristo. É quase como se o seu Evangelho fosse o cenário de um tribunal e Cristo estivesse sendo julgado.

Uma sucessão de testemunhas é chamada, começando com João Batista. E o julgamento continua com a apresentação de sete sinais milagrosos; cada um deles é uma declaração dramatizada.

1. Jesus transformou água em vinho, declarando inaugurar uma nova ordem.

2. e 3. Jesus realizou dois milagres de cura, declarando dar uma nova vida.

4. Jesus alimentou cinco mil pessoas, declarando ser o Pão da vida.

5. Jesus andou sobre as águas, declarando que os poderes da natureza estavam sob sua autoridade.

6. Jesus deu vista a um cego, declarando ser a Luz do mundo.

7. Jesus ressuscitou Lázaro dentre os mortos, declarando ser a ressurreição e a vida.

Há ainda outro lado do testemunho de João acerca de Jesus.

Os sete sinais, registrados na primeira metade de seu Evangelho, são sinais de poder e de autoridade.

Na segunda metade de seu livro, no entanto, João registra sinais de fraqueza e de humildade — primeiro no lavar dos pés dos discípulos e então na cruz, que João vê como a glorificação de Jesus.

Para resumir, o Evangelho de João possui duas partes: a primeira parte é o Livro dos Sinais; e a segunda é o Livro da Cruz. Em ambos, no entanto, por todo o Evangelho, João está dando testemunho de Jesus a fim de que seus leitores creiam nele e recebem a vida dele.

Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20.30-31;

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. João 21.25

Retirada de A Bíblia Toda, o Ano Todo (Editora Ultimato, 2007)

Por Lidiomar

Graça e Paz