Pesquisar neste blog:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como posso reconhecer um falso mestre/falso profeta?

Jesus nosadvertiu que “falsos Cristos e falsosprofetas” virão e tentarão enganar até mesmo os eleitos de Deus (Mateus24:23-27; veja também 2 Pedro 3:3 e Judas 17-18).

Para melhor seprevenir contra a falsidade e contra falsos mestres – conheça a verdade. Paradetectar uma imitação, estude a coisa verdadeira. Qualquer crente que “maneja bem a palavra da verdade” (2Timóteo 2:15) e que faz um estudo cuidadoso da Bíblia pode identificar falsadoutrina.

Por exemplo, um crente que leu as atividades do Pai, Filho e EspíritoSanto em Mateus 3:16-17 irá imediatamente questionar qualquer doutrina quenegue a Trindade. Portanto, o “primeiro passo” é estudar a Bíblia e julgar todoensino de acordo com o que diz a Escritura.

Jesus disse “pelo fruto se conhece a árvore” (Mateus12:33). Ao buscar por “frutos”, aqui estão três testes específicos para aplicarem qualquer mestre para determinar a precisão do seu ensino:

1) O que esse mestre diz sobre Jesus?

Em Mateus16:15, Jesus pergunta: “Quem dizeis queeu sou?”. Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, e por essaresposta Pedro é chamado “bem-aventurado”.

Em 2 João 9, lemos: “Todo aquele que ultrapassa a doutrina deCristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse temtanto o Pai como o Filho”.

Em outraspalavras, Jesus Cristo e a Sua obra de redenção são de maior importância; tomecuidado com qualquer um que nega que Jesus é igual a Deus, desvaloriza a mortede Jesus no nosso lugar ou rejeita a humanidade de Jesus. 1 João 2:22 diz: “Quem é o mentiroso, senão aquele que negaque Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho”.

2) Esse mestre prega o evangelho?

O evangelho édefinido como as boas novas concernentes à morte, ao sepultamento e àressurreição de Jesus de acordo com as escrituras (1 Coríntios 15:1-4). Pormais bonitas que soem, as afirmações “Deus te ama”, “Deus quer que alimentemosos famintos” e “Deus quer que você tenha prosperidade” NÃO são a mensagemcompleta do evangelho. Como Paulo adverte em Gálatas 1:7: “Há alguns que vos perturbame querem perverter o evangelho de Cristo”. Ninguém, nem mesmo um grandepregador, tem o direito de mudar a mensagem que Deus nos deu. “Se alguém vos prega evangelho que vá alémdaquele que recebestes, seja anátema” (Gálatas 1:9).

3) Esse mestre exibe qualidades de caráterque glorificam ao Senhor?

Falando defalsos mestres, Judas 11 diz: “Prosseguirampelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro deBalaão, e pereceram na revolta de Corá”. Em outras palavras, um falsomestre pode ser reconhecido pelo seu orgulho (a rejeição dos planos de Deus porparte de Caim), sua ganância (a profecia de Balaão por dinheiro) e rebelião (aauto-promoção de Corá contra Moisés).

Para estudarmais, revise os livros da Bíblia escritos especificamente para combater falsosensinamentos dentro da igreja: Gálatas, 2 Pedro, 2 João e Judas. Freqüentementeé difícil identificar um falso mestre/falso profeta. É disso que se trata um“lobo em pele de cordeiro”.

Satanás e seusdemônios se mascaram como ministros de justiça (2 Coríntios 11:15).

Apenas sendointeiramente familiar com a verdade você será capaz de reconhecer uma imitação.

Fonte: gotquestions.

Por Lidiomar

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.