segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os caminhos de Deus


Deus não está buscando uma forma exterior de santidade; Ele quer ver uma mudança de coração…

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus " (Is 40:3 - grifo do autor).

O caminho de Deus passa pelo meio do deserto e é no ermo que seu caminho é preparado. É a estrada ou rodovia que leva à vida de exaltação; por esse caminho, descobrimos como Deus vive e pensa.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pen­samentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55:8, 9 - grifo do autor).

Poucos andaram por essa estrada, no entanto, muitos estão sendo preparados por Deus para que andem nela. É isso o que diz Isaías 35:6, 8:

"... pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros no ermo. E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo... " (grifos do autor).

E no deserto que o caminho do Senhor é preparado. Seu nome: Caminho Santo!

Uma das definições de santidade é "pureza de vida". Jesus disse: "Bem-aventurados os limpos de coração..." (Mt 5:8 - grifo do autor). O caminho ou método para uma vida de santidade plena é o coração puro.

O Senhor não retornará para uma Igreja impura e sem santidade. Ele virá ao encontro de uma Igreja sem manchas, rugas ou qualquer outra impureza. Muitos querem santificar-se observando regras e costumes e fracassam na vida cristã. São como os judeus dos dias de Jesus que queriam receber a salva­ção guardando a lei e os costumes.

Muitas pessoas acham que ter santidade é viver segundo regras tangíveis, tais como: não usar maquilhagem nem este ou aquele tipo de vestimenta, não ver televisão, etc. São tentativas feitas no sentido de obter san­tidade interior. Mas Deus não está à procura de formas exterio­res de santidade; Ele quer um coração recto e justo diante dele. Jesus disse em Mateus 23:26: "... limpa primeiro o interior do copo (o coração), para que também o seu exterior fique limpo".

Se o seu coração é puro, você não quererá se vestir de forma indecente. Uma mulher pode usar vestido longo e mes­mo assim mostrar uma atitude sensual; enquanto outra veste calças compridas e tem um coração puro.

Um homem pode gloriar-se de nunca haver se divorcia­do, mas tem o coração cheio de lascívia e desejos sexuais por outras mulheres. Isso é santidade?

Se seu coração é puro, um aparelho de Tv. em sua casa não o levará a olhar programas de baixo nível que não edifiquem sua vida. Alguns afirmam que é mundanismo ter um aparelho de Tv. em casa. Um móvel ou um aparelho electrónico não pode determinar se uma pessoa é crente ou mundana. Você pode não ter aparelho de Tv. em casa e continuar pecando em seu cora­ção. Se você é limpo de coração, desejará apenas o que Deus deseja!

O deserto é crucial na vida de todo crente, pois é ali que Deus purifica os motivos e intenções do coração. Deus está neste momento preparando o nosso coração para o retorno de seu Filho.

Extraído do Livro Vitória no Deserto de autoria de John Bevere

Por Lidiomar

Graça e Paz