Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Disciplina, o segredo do sucesso


Quem ama a disciplina ama o conhecimento (Provérbios 12.1a ARA). A disciplina funciona em todas as dimensões da vida do ser humano – financeira, física, emocional e espiritual. Muitos pensam e tentam conquistar seus objetivos sem o uso da disciplina em seu viver diário. O fim tem sido sempre trágico. 

Enquanto alguns querem enriquecer depressa sem pagar o preço para tal, sem se esforçar e sem trabalhar honestamente, outros se arriscam com jogos de azar ou enganando o seu semelhante. Há os que desejam perder peso sem se exercitar e sem reeducar sua alimentação. Eles ingerem comprimidos ditos “milagrosos”, mas depois voltam a engordar. Alguns querem adquirir conhecimento estudando na última hora; outros se aproximam de Deus pedindo um milagre instantâneo em áreas de suas vidas e de relacionamentos que precisam de disciplina diária para que Deus possa agir.

O significado da palavra disciplina – obediência a regras de cunho interior; firmeza e constância nos seus propósitos – já nos revela o que é requerido de nós e o efeito dela. A pessoa disciplinada tem sua vida pautada por obediência a regras internas e externas; é firme, decidida, corajosa e persistente na realização de seus alvos espirituais, profissionais e sentimentais. Ela está sempre se qualificando para ser um bom cônjuge, pai/mãe, filho, amigo e cristão melhor.

Relaciono algumas dicas que o ajudarão a ter disciplina:
- A sua disciplina todas as manhãs determinará o seu dia;
- Discipline-se para começar o dia falando com Deus;
- Seja disciplinado nas pequenas tarefas realizadas diariamente;
- Coragem, conhecimento, planejamento, objetivos e disciplina são importantes para o sucesso;
- Nunca é tarde para mudar os maus hábitos. Para isso, adquira bons hábitos e abandone os maus;
- Se você deseja alcançar a excelência, comece com a disciplina;
- Sem disciplina, determinação, propósito e objetivo qualquer sonho não passará de devaneio;
- A indisciplina é a grande mãe do fracasso; o medo é o pai;
- Seus sonhos não se tornarão realidade se você ficar dormindo;
- O condicionamento físico deve ser uma disciplina, e não uma obsessão;
- A disciplina aumenta nossa capacidade de aprender.

O ideal, segundo a psicanalista Solange Lins, é exercitar a disciplina com escolhas que agradem a si mesmo e viver o dia-a-dia sem ultrapassar os próprios limites. “Se olhássemos a vida sob a ótica da disciplina, não geraríamos gastos exacerbados, não correríamos mais do que o nosso fôlego [permite], não comeríamos tanto e não nos precipitaríamos em abrir a boca para falar coisas indevidas”, afirma a especialista. 

Portanto, devemos investir pesado numa vida disciplinada para o corpo, as emoções e o espírito. Afinal, pessoas disciplinadas são mestras de si mesmas!

Pra. Elizete Malafaia

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.