Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os Hábitos Desenvolvem o Caráter

Deus quer restaurar completamente o nosso caráter divino. O hábito é, na verdade, o caráter.

Os hábitos são formados mediante a disciplina ou a falta dela. Nosso caráter é, basicamente, aquiIo que fazemos rotineiramente. É o que os outros naturalmente esperam de nós, como sermos pontuais, por exemplo. Se costumamos ser pontuais em tudo, as pessoas naturalmente esperarão isso de nós. Elas sabem que podem contar conosco nessa área. Desse modo, a pontualidade se torna uma das características de nosso caráter.

Da mesma forma, se estamos sempre atrasados, a falta de pontualidade se torna parte de nosso caráter.

Não devemos ser legalistas sobre essas questões de cará­ter, mas precisamos, sim, nos esforçar para desenvolver o ca­ráter nas áreas em que temos problemas. Devemos nos lem­brar de que o caráter é desenvolvido com os hábitos, e as mu­danças no caráter acontecem quando desenvolvemos novos hábitos. Se sabemos que temos o hábito de chegar atrasados em todos os compromissos, então precisamos aperfeiçoar o caráter nessa área, aprendendo a cumprir nossa palavra e pas­sando a chegar na hora certa todas as vezes.

Muitos cristãos atualmente parecem achar que as coisas do dia-a-dia, como a pontualidade, nada têm a ver com espiritualidade. Acham que espiritualidade é flutuar em uma nuvem, cantando "Aleluia", e ter em casa todos os livros, fitas e CDs evangélicos.

O desenvolvimento do caráter tem muito mais a ver com a disciplina e com os hábitos que formamos. Por exemplo, assim como podemos desenvolver o hábito de ser pontuais, creio que podemos desenvolver o hábito de ouvir outras pessoas ou com­partilhar problemas. Interessante é que quando aprendemos a ouvir os outros, eles sempre nos contam o que querem ou do que precisam.

Se formos realmente ouvintes e generosos, tentaremos aju­dar as pessoas a receber aquilo de que precisam, sendo uma bên­ção na vida delas. Mas geralmente nosso problema é que passa­mos tempo demais tentando abençoar a nós mesmos, e nos sobra pouco tempo para procurar abençoar os outros.

Termos um caráter santificado é de grande importância no mundo em que vivemos atualmente, pois achamos cada vez mais traços satânicos e diabólicos nas pessoas do que traços divinos.

É interessante constatar que, há cerca de cem anos, o mun­do todo, até mesmo aqueles que não serviam a Deus com tanta convicção, tinham valores morais suficientes para gerar neles um caráter razoavelmente decente. Mas hoje isso não acontece.


Lemos em Isaías 60.1-2 que nos últimos dias haveria escuri­dão e trevas. Mas Deus diz: "Minha glória resplandecerá sobre o meu povo".

Devemos nos expor e ser luz na escuridão. Para isso, temos de ser pessoas com integridade, pessoas de caráter.


Extraído do Livro A FORMAÇÃO DE UM LÍDER de Joyce Meyer

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.