Pesquisar neste blog:

domingo, 10 de agosto de 2014

O ESPÍRITO DE UNIDADE

O corpo é uma unidade [...] assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. [1 Coríntios 12.12-13]

Sabemos, a partir da leitura de 1 Coríntios 1, que havia divisões na igreja de Corinto. Para compreender melhor a mensagem de hoje, não podemos perder de vista esse contexto de divisão.

Paulo enfatiza que há somente um Espírito Santo e que ele é o Espírito de unidade. Sete ou oito vezes na primeira metade do capítulo 12 ele é chamado de “o Espírito” ou “o mesmo Espírito”.

PAULO REFORÇA ESSE CONCEITO ATRAVÉS DE TRÊS DECLARAÇÕES FORTES E UNIFICADORAS:

PRIMEIRO, TODOS OS QUE CONFESSAM QUE “JESUS É SENHOR” FORAM ILUMINADOS POR UM ÚNICO E MESMO ESPÍRITO (v. 1-3).

Esse ainda é um teste confiável e pode ser aplicado a qualquer pessoa ou movimento. A função principal do Espírito Santo é glorificar a Jesus. Não devemos separar o Espírito Santo das demais pessoas da Trindade.

SEGUNDO, TODOS OS QUE CREEM FORAM ENRIQUECIDOS POR UM E O MESMO ESPÍRITO COM DIFERENTES DONS (v. 4-11).

Há cinco listas de dons espirituais no Novo Testamento. Juntos, eles somam no mínimo vinte e um. Alguns são bastante comuns, como os dons relacionados à mordomia, obras de misericórdia e contribuição financeira. Todos eles visam “o bem comum” (v. 7) e, quanto mais eles edificam a igreja, mais importantes são (14.12).

TERCEIRO, TODOS NÓS FOMOS BATIZADOS EM UM ÚNICO ESPÍRITO NO CORPO DE CRISTO (12.13).

É de conhecimento geral que os cristãos pentecostais e carismáticos consideram o batismo do Espírito como uma segunda experiência, subsequente à conversão e ao novo nascimento, e que alguns cristãos recebem e outros não (embora todos possam receber). O texto de hoje, no entanto, parece contradizer esse ensino, pois nele, de acordo com o apóstolo Paulo, fomos todos batizados em um único Espírito e bebemos todos do mesmo Espírito.

O dom do Espírito, apresentado agora como um batismo e como um beber, é privilégio de todos os crentes. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8.9).

Para saber mais: 1 Coríntios 12.1-13

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.