Pesquisar neste blog:

domingo, 7 de setembro de 2014

O JUÍZO FINAL - NOVOS CÉUS/NOVA TERRA

Após o Milênio, os ímpios de todas as épocas ressuscitarão para receberem a sentença de morte eterna, em cumprimento ao que está escrito: "Mas os outros não reviveram até que os mil anos se completassem" (Ap 20.5).

Vejamos outras passagens sobre a ressurreição coletiva: "Não vos maravilheis disto, pois vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz [a voz do Senhor] e sairão. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição das condenação" (Jo 5.28-29). "Diante de mim se dobrará todo joelho" (Is 45.23; Rm 14.11).

"Mas os teus mortos viverão; os teus cadáveres ressuscitarão" (Is 26.19). "Muitos dos que dormem no pó da terra ressurgirão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e o desprezo eterno" (Dn 12.2).

A Palavra diz que ressuscitarão os crentes que durante a Grande Tribulação não "adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem nas mãos" (Ap 20.4). No início do Milênio estes ressuscitarão e reinarão com Cristo. Mas os demais, os ímpios, esperarão até que os mil anos se completem.

Chegará a hora do ajuste de contas. "Grandes e pequenos", isto é, ricos, pobres, brancos negros, senhores e escravos, patrões e empregados, sábios e indoutos comparecerão diante do "Grande Trono Branco". Todos serão julgados segundo a reta justiça de Deus. Por suas iniquidades e por não haverem se arrependido de seus pecados receberão o devido castigo: "Abriu-se outro livro, que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o além deram os mortos que neles havia, e foram julgados cada um segundo as suas obras"

Então todos os inimigos de Deus, de todas as épocas, serão lançados no Lago de Fogo e Enxofre, onde já se  encontram Satanás e seus demônios, os anjos decaídos, o Anticristo, e o falso profeta (Mt 8.29; 25.41; Lc 8.31; 2 Pe 2.4; Jd 6; Ap 20.10-15; 21.8). 

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
É necessário que o mal seja totalmente expurgado da face da terra, e que seja restaurado o estado de perfeição e pureza antes existente no Éden. Vejamos o que diz a Palavra:

1) "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas o Dia do Senhor virá como ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão... em que os céus, em fogo, desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" (2 Pe 3.7,10,12,13). Observem a expressão "os elementos, ardendo, se desfarão". Os elementos (do gr. stoicheia) são os corpos celestes, isto é, o sol, a lua e as estrelas. 

2) "Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obras das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão. Como roupa os mudarás, e os atirarás fora" (Salmos 102.25-26). 

3) "Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo; os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como um vestido"; "Vede, eu crio novos céus e nova terra. Não mais haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão" (Is 51.6; 65.17).

4) "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mt 24.35). 

5) "Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe" (Ap 21.1). Leia mais: Ageu 2.6; Isaías 66.22; Romanos 8.19-22; Hebreus 12.26-28.

Deus destruirá bilhões e bilhões de corpos celestes? Há alguma coisa impossível para Deus? Assim como tudo Ele criou com a Sua palavra, tudo será desfeito. Não descartamos a possibilidade de serem destruídos apenas parte dos corpos celestes, os que realmente se acharem contaminados pela ação deletéria dos demônios e do pecado do homem.

Somente Deus sabe como se dará isso. Só Ele sabe, também, como será a transição da terra atual para a nova terra; do atual universo para o novo mundo a ser criado. A verdade é que Deus removerá todo os efeitos do pecado. Portanto, mais e mais devemos nos preparar para vivermos essa gloriosa vida eterna com o Senhor Jesus.

Pr. Airton Evangelista da Costa

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.