Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

RECOMENDAÇÕES A UM HOMEM DE DEUS

Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado. [1 Timóteo 6.11-12]

Paulo começa suas recomendações a Timóteo com as palavras: “Você, porém”. Ele está exortando-o a não se deixar levar pela correnteza, ao contrário, ele deveria se diferenciar da cultura prevalecente, pois Timóteo era um homem de Deus, e seus valores e padrões eram baseados em Deus e não no mundo.

A SEGUIR, PAULO FAZ TRÊS APELOS:

PRIMEIRO, O APELO ÉTICO.
“Fuja de tudo isso” e “busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”. Nós, seres humanos, somos bons corredores. Fugimos de qualquer coisa que esteja nos ameaçado, e corremos atrás de tudo que nos atrai.

Não faríamos melhor se fugíssemos do mal e corrêssemos atrás da justiça? A passividade não conduz à santidade, e nenhuma técnica pode alcançá-la. Temos apenas que correr.

SEGUNDO, O APELO DOUTRINÁRIO.
Timóteo deveria combater “o bom combate da fé”. A posição de Paulo é totalmente contrária à postura pós-moderna, pela qual a verdade é puramente subjetiva e cada um tem a sua verdade. Paulo se refere o tempo todo àquilo que ele chama de “a fé”, “a verdade”, “o ensino” e “o depósito”  — um conjunto de doutrinas pelas quais Timóteo deveria lutar, ou seja, guardar e defender. Lutar é uma atividade desagradável, mas que não pode ser evitada, pois esse é um “bom combate” para a glória de Deus e o bem-estar da igreja.

TERCEIRO, O APELO DA EXPERIÊNCIA.
“Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado.Pode parecer estranho que um líder cristão maduro como Timóteo precisasse desse tipo de apelo.

Ele já não era cristão há muitos anos? Sim. Não havia recebido a vida eterna? Sim. Então por que Paulo diz para ele tomar posse daquilo que ele já tinha? A resposta é que é possível possuir algo sem desfrutar dele plenamente.

Concluindo, notamos que os três apelos de Paulo são equilibrados, incorporando ética, doutrina e experiência.

Alguns cristãos lutam o bom combate da fé, mas não buscam a justiça. Outros são bons e mansos, mas não demonstram o mesmo interesse pela verdade. E outros negligenciam a doutrina e a ética, na busca por experiências religiosas.

Que Deus nos dê homens como Timóteo no século 21, que buscam todos esses alvos simultaneamente!

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;Aquele que  tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (1 Timóteo 6:11-16)

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Por Litrazini:

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.