Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RECUAR OU PROSSEGUIR?

E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. Gn 12:10.

Abraão estava ouvindo e obedecendo a voz de Deus. Havia renunciado a sua parentela, sua família, seus amigos e conhecidos em Ur dos Caldeus e agora que está chegando em Canaã ele vai enfrentar uma provação que pode revelar-lhe o Deus da Provisão ou não.

Existe uma fome na terra, isso significa que não adianta Abrão ter dinheiro pois não há comida pra comprar, a fome e a escassez de alimentos são intensas. Nessa hora ele tem de decidir, fica em Canaã onde Deus mandou, ou recua e vai pro egito?

Quando Isaque passou um problema semelhante em suas jornadas, também cogitou a possibilidade de ir para o Egito, mas Deus disse que ele confiasse e ficasse onde Deus havia mandado, e por causa disse ele viveu um grande milagre.

E HAVIA fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar. Gn 26:1-6

E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. Gn 26:12

Esse difícil momento que Isaque enfrentou mostrou a ele que Deus é um Deus Provedor. Mas Abrão está disposto a ir para o Egito. O egito só tem amarguras pra oferecer.

E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. Ex 1:13-14

Desde que Abrão saiu de Ur até agora essa é a primeira “provação” que ele vai enfrentar, e logo na primeira vai recuar. Mas vale a pena dizer que hoje em dia nós temos a palavra de Deus para nos guiar, Abrão só tinha a voz de Deus.

Abrão recua na primeira dificuldade que aparece. Mas Deus não se agrada do que recua e volta atrás.

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hb 10-38

O Egito que representa o mundo e as coisas mundanas não podem ajudar alguém. Só Deus pode mudar a vida de alguém. Ir para o mundo nunca é uma opção.

AI dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR. Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o SENHOR estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos. Is 31:1,3

AI dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado; Que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, e para confiarem na sombra do Egito. Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão. Porque o Egito os ajudará em vão, e para nenhum fim. Is 30:1-3,7

Voltar atrás não uma opção que Deus aprova. Quando surgir dificuldades no meio da sua jornada olhe para Deus e confie que Ele é a sua recompensa. Assim como Abrão aprendeu a lição depois dessa provação. Saiba que Deus só está te permitindo esse momento difícil por que ele quer se mostrar como um Deus provedor a você.

DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Gn 15:1

Pr. Bruno Domingues

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.