sexta-feira, 15 de maio de 2015

O HOMEM NATURAL PODE ESCUTAR O EVANGELHO, MAS NÃO ENTENDÊ-LO

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. – (Romanos 10:13)

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” – (Romanos 10:14)

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. – (Romanos 10:17)

Alguns interpretes tem utilizado estes textos acima para fundamentar o ensino pelagiano de que o homem, por si mesmo, pode entender o evangelho e aceitá-lo. Tais ensinadores argumentam : ” Ora, o texto é claro, a fé vem pelo ouvir, e todos ouvem, logo todos podem ter fé”.

Será verdadeiro tal ensino? Será mesmo que o homem natural, escravo de sua cegueira espiritual, pode compreender e aceitar o evangelho através de um “suposto livre-arbítrio”? Vejamos então à luz da bíblia se de fato o homem natural pode ou não ter fé.

Primeiramente é necessário frisar que sim, é verdade, o homem natural pode escutar a mensagem do evangelho, afinal, ele tem ouvidos – (Rm 10:17). No entanto, o homem natural não pode entender esta mensagem. O apóstolo deixa isto claro em Rm 3:11 quando diz : ” Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Ora, o texto é claro, o homem natural não entende as coisa de Deus, visto que se encontra morto espiritualmente – (Efésios 2:5).

Logo, precisamos entender que o “ouvir” não é simplesmente escutar. Ouvir é atentar para a palavra, dar crédito, aceitá-la. E o homem só atenta, dar crédito e aceita, quando o Espírito Santo lhe dá vida espiritual. É por isto que Paulo diz ” E ELE nos deu vida, estando nós mortos em delitos e pecados. (Ef 2:5)

É também por isto que Paulo vai dizer em 1 Coríntios 1:18 que ” a palavra de verdade é loucura para os que perecem”. Aqui fica claro mais um vez que o evangelho soa nos ouvidos do homem natural como ” loucura”
.
Alguém pode questionar ” e como fica Romanos 10:13 que diz que ” Todo aquele que invocar será salvo ” ? Primeiro é preciso entender que este texto não diz que o homem pode invocar, mais sim que o que invocar será salvo. Mas quem pode invocar? Como já dito, o homem natural não pode invocar, pois ele não entende. Como ele vai invocar o nome de alguém que ele não acredita ser o salvador? Logo, o homem só invoca quando Deus o ressuscita espiritualmente. E quando ele invoca ele é salvo, pois como diz o texto, ” todo aquele que invocar será salvo”.

É necessário uma ação do próprio Deus para que o homem entenda a sua vontade. Ezequiel 36: 25,26 nos diz :

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

Ora, o que é isto senão a regeneração? É necessário uma transformação espiritual no homem para que ele entenda e tenha a fé salvífica . Fica visível no texto que, para que o homem tenha fé e obediência, é necessário que o próprio Deus aja, lhe dando um novo coração. Outra coisa interessante é que “é o próprio Senhor que nos faz andar em seus caminhos”.

Você creu no evangelho não porque foi mais hábil e inteligente do quê quem não creu. Mas sim porque Deus, por misericórdia, lhe concedeu um novo coração, um coração de carne. Não foi por seus méritos, não foi por alguma fé que Deus previu que você teria, pois se assim o fosse a salvação seria meritória, o que é contrário ao que a bíblia diz em Efésios 2:8-10 O texto de Efésios é claro em dizer que não fomos salvo por causa de alguma ação nossa, mas sim exclusivamente pela graça soberana. O próprio Deus é quem nos concedeu fé e arrependimento para sermos salvos
.
Alguns ainda objetam que o homem coopera na salvação. Deus fez metade, e o homem faz a outra metade. Isto é um erro. Deus NÃO DIVIDE A GLÓRIA DA SALVAÇÃO com ninguém. A salvação é uma obra de Deus do começo ao fim.(Rm 8:28-30)

Álvaro de Melo Rodrigues

Por Litrazini

Graça e Paz