Pesquisar neste blog:

domingo, 13 de dezembro de 2015

QUEM É O ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DIVINA.
O Espírito Santo não é apenas uma força ativa ou uma força impessoal, como dizem algumas religiões. Ele é a Terceira Pessoa da Trindade. Assim como uma Pessoa (Divina), o Espírito Santo tem vontade, tem inteligência, tem afeto e é capaz de ensinar.

O ESPÍRITO SANTO TEM VONTADE:
- Em Atos 16:7 está escrito: “E tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”. Somente quem tem vontade, pode permitir ou não alguma coisa.
- Em 1 Coríntios 12:11 está escrito: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer”. O Espírito Santo distribui os dons como quer, então, Ele tem vontade.

O ESPÍRITO SANTO TEM INTELIGÊNCIA:
- Em João 14:26 está escrito: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. Somente quem tem inteligência é capaz de ensinar.
- Em João 15:26 está escrito: “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim”. Somente quem tem inteligência é capaz de testemunhar a respeito de alguém.

O ESPÍRITO SANTO TEM AFETO:
- Em Efésios 4:30 está escrito: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Somente quem tem afeto é capaz de se entristecer.
- Em Isaías 63:10 está escrito: “Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o seu santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles”. Contristar significa entristecer, causar tristeza.

O ESPÍRITO SANTO É CAPAZ DE ENSINAR:
- Em Lucas 12:12 está escrito: “Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer”. O Espírito Santo é uma Pessoa Divina e por ser uma Pessoa (e não apenas uma força ativa), Ele é capaz de ensinar.

O ESPÍRITO SANTO É A MESMA ESSÊNCIA COM O PAI E O FILHO.
Ou seja, Ele é Deus assim como o Pai e o Filho. Em Mateus 28:19 está escrito: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

ELE PROCEDE DO PAI E DO FILHO.
- Em João 14:26 está escrito: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.
- Em João 15:26 está escrito: “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim”.

ELE TAMBÉM SE CHAMA ESPÍRITO DE CRISTO.
- Em Gálatas 4:6 está escrito: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.
- Em Romanos 8:9 está escrito: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

Como pudemos ver acima, o Espírito Santo é: Deus, A Terceira Pessoa da Trindade, O Consolador, O Ajudador. Ele é alguém que pensa, tem afeto, tem inteligência e é capaz de ensinar. Enfim, Ele é Deus Todo-Poderoso, assim como o Pai e o Filho.

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.