Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

IRA - FERRAMENTA PERIGOSA

IRA - FERRAMENTA PERIGOSA

Vivemos tempos difíceis e incertos. A economia mundial é imprevisível, por vezes parecendo flertar com a calamidade global. O terrorismo – expressão de um ódio sem precedentes – produziu não apenas medo, mas também intensa ira. Até mesmo dias normais de trabalho, podem nos levar à ira, na medida em que temos de lidar com prazos fatais ou mudanças em excesso. Num filme popular, um dos personagens gritava: “Estou furioso... e não vou mais agüentar isto!” Você já se sentiu assim?

Embora sentir ira seja compreensível, as palavras e ações provenientes dela podem ser mais prejudiciais que os eventos que originaram nossas emoções. A ira pode resultar em danos físicos e emocionais para outras pessoas. Ela pode nos levar a agir irracionalmente e influenciar decisivamente a forma pela qual os outros nos vêem.

A IRA GERA A INDIFERENÇA.
Você já investiu para “se vingar” de algo que alguém fez ou disse, que o deixou furioso? A maioria de nós já agiu assim uma vez ou outra. Mas uma reação impulsiva e descuidada pode tornar uma situação ruim ainda pior. “O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.” (Provérbios 14:16).

A IRA É UM CONVITE AO CONFLITO.
Quando alguém irado expressa seus sentimentos, as pessoas presentes não podem evitar responder de alguma maneira. Embora algumas conseguem permanecer calmas, outras são incitadas a se irarem igualmente. “O homem irado provoca brigas e o de gênio violento comete muitos pecados.” (Provérbios 29:22).

A IRA PODE SER CONTROLADA.
Após o acesso de ira, depois que o estrago já foi feito, não é incomum ouvir-se alguém dizer: “Sinto muito, mas mas deu para evitar.” A verdade é que ele poderia ter “evitado”, mas escolheu não faze-lo. Emoções, tanto positivas quanto negativas, podem ser controladas e expressas de maneira apropriada. “É uma honra dar fim a contendas, mas todos os insensatos envolvem-se nelas.” (Provérbios 20:3).

A IRA PODE SER CONTAGIOSA.
Se você tem problema com a ira, ou quer se assegurar de não desenvolver tal problema, evite passar muito tempo com pessoas iradas. A ira tem um modo especial de infectar pessoas, como uma gota de veneno num copo com água. “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” (Provérbios 22:24-25).

A IRA NÃO É UMA QUALIDADE DE CARÁTER APRECIÁVEL.
O que você procura num líder que quer seguir: alguém que é controlado por suas emoções ou alguém que mantem suas emoções sob controle? A ira pode motivar as pessoas a reagirem de forma desejada, mas a longo prazo, ou cria o medo, ou destrói a confiança. “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mas vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” (Provérbios 16:32).                                                                                               
Fonte: tele-fe

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.