Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 21 de março de 2016

O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?


Na Bíblia esta experiência é apresentada através de vários termos diferentes:

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO - Mt 3:11  At 1:5; Receber o Dom do Espírito Santo - At 2:38  At 10:35; A promessa do Pai  - Lc 24:49  At 1:4  At 2:33,39; Ficar cheio do Espírito Santo - At 2:4; Receber o Espírito Santo - At 8:17  At 10:47; Caiu o Espírito Santo sobre ….  - At 10:44 At 11:15; Derramar do Espírito Santo - At 2:17,18,33  At 10:45

Todos estes termos se referem a uma mesma experiência: O batismo no Espírito Santo. Mas afinal, o que é ?

É UM DOM , UMA PROMESSA E UM MANDAMENTO. “...recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2:38)
O que é um dom? Dom é um presente, dádiva, algo que foi dado. Não é um prêmio : um prêmio é uma recompensa dada pelo esforço ou mérito de alguém. Não é uma conquista, algo que adquirimos depois de caminhar anos com o Senhor. Não está ligado ao que eu faço ou a merecimento. ( Ex.: corrida , se eu não merecer eu não ganho )

Jesus é o doador e Ele dá o Espírito Santo a todos. (a virtude está em quem dá) Isto significa que não depende do caráter da pessoa nem de sua santidade. Em qualquer momento, seja qual for a situação que você estiver atravessando, você pode se colocar diante de Deus e ser batizado no Espírito.

É o Espírito que nos leva a uma vida santa e não uma vida santa que nos leva ao Espírito. É o Espírito que irá transformar o nosso caráter.  (At 3:12  - ...como se pela nossa própria santidade ... ) Temos que crer na promessa do Pai. Ele prometeu e cumpriu, e receber a promessa depende apenas de crer na fidelidade do Pai.

Aquele que recebe fica consciente que recebeu. É uma experiência porque nós experimentamos algo diferente. É definida porque quando experimentamos somem as dúvidas e é pessoal porque com cada um de nós pode ser diferente. Uns podem profetizar, outros rir, chorar , orar , falar em outras línguas.

Aquele que creu, se arrependeu e foi batizado tem o espírito santo morando dentro de si. Mas o dom é uma experiência definida que o manifesta. Tomamos posse da promessa de uma maneira evidente, consciente e NÃO TEMOS MAIS DÚVIDA se temos o Espírito de Deus.

At 19:2-6 - “Perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”

É UM REVESTIMENTO DE PODER. - Lc 24:49 - “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

É poder espiritual.  Você é revestido com o poder de Deus. E você pode curar enfermos, operar milagres, profetizar, falar em outras línguas, ter revelação da Palavra de Deus, etc.

É A CAPACITAÇÃO PARA SERMOS TESTEMUNHAS DE CRISTO. - At 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”

Um dos significados da palavra poder é “capacidade para fazer”. É a nossa capacitação para:

Fazer discípulos; Ser testemunhas de Cristo; Anunciar o Evangelho do Reino; Falar com autoridade e poder.

I Co 2:4 - “A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder.”

Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhas eficientes de Cristo e manifestaremos o Senhor Jesus não apenas com palavras, mas com poder, pelo Espírito Santo que habita em nós.

Transcrito Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.