Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 22 de abril de 2016

É HORA DE DESPERTAR!

O povo hebreu teve diversas oportunidades para gozar de um despertamento incomparável. Sua história alterna períodos de avivamento com outros de sono profundo. Entre os reis mais abençoados, vemos em 2 Crônicas 14.5, o rei Asa mostrando um dos maiores chamados ao despertamento já acontecidos.

Vejamos como Deus responde ao despertamento com grandes vitórias. Tantos outros, como Esdras, Neemias, Josafá e Josias operaram memoráveis momentos de despertar seguido de vitória.

Na história da igreja cristã também vemos grandes despertamentos (como o que ocorreu recentemente na Coréia). O que nos entristece é vermos que, tal como o povo hebreu, as igrejas também alternam momentos de vitória com épocas de sono espiritual.

Precisamos seguir os exemplos dos vitoriosos; avaliar cada um dos tipos de sono e decidir em qual deles estamos enquadrados, para sairmos da letargia e, assim, sermos poderosos para verdadeiramente contribuirmos para a manifestação do poder de Deus na terra.

Ninguém jamais se engane! Acordar de um sono espiritual não é nada cômodo, nem confortável. É preciso tomar o remédio próprio para cada tipo de sono. Veja a tabela:

TIPO DE SONO REMÉDIO
1. Ignorância Ler, ouvir e guardar a Palavra de Deus.
2. Acomodação Assumir novos compromissos.
3. Desinteresse Buscar o GALARDÃO de Deus.
4. Medo Orar para Deus abrir-lhe os olhos.
5. Auto-Suficiência Aprender a confiar nos companheiros
6. Rebeldia Consertar-se com Deus e com o líder.
7. Morte Crer em Cristo e no seu poder.

De qualquer modo, Provérbios 28.13b, apresenta uma promessa para nos ajudar a despertar de qualquer tipo de sono. Também em Tiago 5.16 temos uma receita para espantar qualquer tipo de sono.

Jesus sabe que não é nada fácil esperar que a pessoa acometida de sono espiritual sinta disposição de orar pelo despertamento. Por isso Ele criou a igreja, na confiança de que os irmãos acordados orem pelos que dormem e que ajudem a manter os companheiros alerta. Em Mateus 26.40 vemos o Senhor Jesus repreendendo os discípulos pela falta de companheirismo (estavam adormecidos). No versículo 43 vemos que Jesus volta a encontrá-los adormecidos.

Muitas vezes o sono espiritual cria barreira entre os irmãos, impedindo-os de orar uns pelos outros. E é com isso que o inimigo conta para tentar derrotar a igreja.

Mas nós podemos frustrar seus planos malignos através da ministração de um grande conserto. A igreja precisa recordar quando foi a última vez que foi ministrada uma oportunidade para conserto entre os irmãos. Cada um sabe o que tem feito contra o outro. Cada um pode procurar seu irmão para pedir perdão e “zerar” a dívida. É chegada a tua hora!

Os judeus estavam dormindo espiritualmente na primeira vinda de Jesus. Mesmo tendo vivido experiências memoráveis dos milagres de Deus, não foram capazes de reconhecer na pessoa de Jesus, o Messias que tanto esperavam. Seu sono os levou a pensarem que Jesus teria que vir cheio de pompa para assumir um reino corruptível na terra. Por causa do seu sono, perderam o privilégio de desfrutar do verdadeiro reino de Deus.

A igreja precisa estar atenta para que Jesus não a encontre dormindo. Ele mesmo adverte, em Lucas 18.8: “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?”. Para que Jesus ache fé na terra precisamos estar bem acordados, seja qual for o tipo de sono. Em Mateus 24.33-35 Jesus nos adverte acerca de sua volta.

Se todos os motivos já não fossem suficientes para nos envolvermos no despertamento, precisamos considerar que a volta de Cristo está próxima e ai daquele que for encontrado dormindo. Está mais do que na hora de despertarmos.

Em nome de Jesus, não importa qual seja o tipo de sono, vamos despertar, para a glória de Deus em nossas vidas!

Carlos Alberto Ferreira Ribeiro

Por Litrazini


Graça e Paz

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa reflexão estarei utilizando em minha célula, que possamos como exemplo no exposto que venhamos despertar desse sono do comodismo achando que Jesus esta longe de voltar. Deus te abençoe com muita sabedoria.

    ResponderExcluir

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.