Pesquisar neste blog:

domingo, 5 de junho de 2016

SUNAMITA, UMA SERVA DE DEUS APROVADA (II Reis 4:8-37)

Por não conhecermos o nome da mulher desta história nós a chamamos de Sunamita, face ter morado em Suném, cidade que ficava entre o Monte Carmelo e a cidade de Samária.

Nesta mulher agraciada com um filho mediante um milagre, visto que seu marido era de idade avançada (v. 14), encontramos características fundamentais à mulher cristã aprovada por Deus.

A) UMA DISPOSIÇÃO PARA SERVIR (vs. 8 a 10)
Sendo uma mulher rica, esta serva do Senhor dispunha-se a hospedar o profeta Eliseu em sua casa, gentilmente. Bondade, benevolência e hospitalidade são qualidades inerentes às servas de Cristo.

Seu desejo de servir era tão acentuado que chegou a prover um quarto exclusivo ao profeta (v. 10). Assim nos acostumamos a ver as mulheres cristãs agindo para com o Senhor Jesus: servindo-o com seus bens (Mateus 27:55, Lucas 8:2 e 3). Além da disposição em servir na obra do Senhor encontramos outra característica cristã na Sunamita: o discernimento.

B) A SABEDORIA NO DISCERNIMENTO (v. 9)
Aquela mulher foi quem alertou seu marido: “eis que tenho observado…”, disse ela, “e eis que este… é um santo homem de Deus”. Ela teve olhos para notar que Eliseu não era uma pessoa comum; observando-o reconheceu a presença do Espírito de Deus sobre ele.

Igualmente, a mulher cristã precisa ser sábia em observar e discernir a verdade e a vontade de Deus. Tocante é a experiência narrada por João acerca do encontro de Maria Madalena com Jesus, à porta do sepulcro (João 20:15 e 16). Chorava Maria Madalena por não ter encontrado o corpo de Jesus quando este lhe apareceu: “Maria!”. Ele falou e, imediatamente, ela o reconheceu: “Raboni”.

A mulher cristã pode receber de Deus sabedoria e capacidade para discernir Sua vontade.
A Sunamita nos apresenta ainda outra virtude da mulher cristã aprovada: seu contentamento.

C) O CONTENTAMENTO (v. 13)
Eliseu queria recompensar a Sunamita, porém, esta nada quis lhe pedir! Embora nenhum filho tivesse, recusou perdir-lhe alguma coisa. E olhe que Eliseu lhe ofereceu qualquer tipo de auxílio. Podemos entender assim sua resposta: “Eu estou contente com o que tenho”.

Da mesma forma a Palavra nos aconselha a fugir da ambição: “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes…” (Hebreus 13:5). Que grande virtude! Há ainda outra qualidade a destacar na Sunamita: sua confiança em Deus.

D) CONFIANÇA EM DEUS (v. 23)
Ao ver seu filho morto a Sunamita não se desesperou, nem se revoltou, nem murmurou. Pelo contrário, disse ela a seu marido: “Tudo vai bem”. Diante do infortúnio, decidiu recorrer ao profeta. Ela não ficou a lamentar o ocorrido, mas partiu em busca de uma solução junto ao homem de Deus. Eis aí mais uma das características da mulher cristã aprovada, a confiança no poder sem limites do nosso Deus. Na adversidade, não lamenta, mas busca auxílio no seu Deus.

Foi por estas qualidades que o Senhor abençoou a Sunamita, fazendo dela uma bênção. O capítulo 8 de II Reis conta que esta mulher foi peregrinar junto com seu filho na terra dos filisteus, recomendada por Eliseu. Passados sete anos, ao retornar, encontrou sua propriedade invadida. A providência divina possibilitou que o rei de Israel estivesse a ouvir de Geazi, servo de Eliseu, a história dela quando chegou a Sunamita para requerer justiça. Diante de tão grande testemunho o rei julgou com plena justiça sua causa. Que o Senhor encha nossas Igrejas de mulheres com poderosos testemunhos de fé.

Roberto Amorim

Por Litrazini

Graça e Paz

Um comentário:

  1. Eu gostei muito dso esclarecimento do texto da sunamita e sobre as suas atitudes eu acho que não so as mulheres mas os homens também precisa olhar este exemplo de uma mulher rica mas com boas obras pro crescimento das igregas.
    parabéns.

    ResponderExcluir

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.