quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O TESTE DA INTENÇÃO PARA ESTUDAR A BÍBLIA


Freqüentemente quando duas pessoas olham o mesmo versículo das Escrituras, elas enxergam coisas diferentes.

Como sabemos o que o versículo quer dizer? Uma maneira seria perguntar ao Escritor. Quando Você escreveu este versículo, o que Você pretendia dizer?

Deveríamos começar determinando o gênero ou tipo de literatura no qual o versículo foi encontrado.

Se eu escrevesse um poema para você, eu não teria a intenção de que você o usasse como um documento científico.

Por outro lado, se eu escrevesse um trabalho sobre a história para você, eu não iria querer que você entendesse meus pensamentos como poéticos.

A Bíblia contém muitos tipos de literatura. Alguns livros são históricos; outros são cartas pessoais. Alguns são poéticos e outros são proféticos. Algumas histórias são parábolas; outras são reais.

Quando se trata de um versículo em particular, é importante perguntar, O que esta seção quer dizer? Qual é a implicação do livro?

A propósito, não fique desanimado quando um versículo ou uma passagem em particular for extremamente difícil de entender.

Há uma relação direta entre a compreensibilidade de um assunto e sua importância para sua vida.

Um Deus bondoso esconderia uma verdade crucial? Eu acho que não.

Talvez nunca saibamos o que Paulo quis dizer quando falou em “batismo dos mortos” em 1 Coríntios 15:29 ou a pregação de Jesus para os “espíritos em prisão” em 1 Pedro 3:19.

Em alguns casos, esses versículos não foram dirigidos a nós. O autor original e seu público estão se referindo a um evento ou problema que você e eu não sabemos a respeito. Estamos ouvindo por casualidade um lado da conversa.

Esses versículos podem compor um diálogo interessante, mas nós não devemos ficar neles caso eles ocultem os grandes assuntos da Bíblia

Max Lucado

Por Litrazini

Graça e Paz