Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 15 de março de 2017

A INFÂNCIA DE JESUS

José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor. (Lucas 2.22)

Lucas fala mais que os outros evangelistas sobre a infância de Jesus. Em particular, refere-se a três coisas que foram feitas a ele enquanto era ainda um bebê.

PRIMEIRA, CIRCUNCIDARAM JESUS QUANDO ELE TINHA OITO DIAS DE NASCIDO.
A circuncisão havia sido dada a Abraão dois mil anos antes como sinal da aliança que Deus havia estabelecido com ele e com seus descendentes. Isso fez de Jesus um verdadeiro filho de Abraão (Gn 17.12; Lv 12.3).

SEGUNDA, ELE FOI CHAMADO DE JESUS, QUE QUER DIZER “DEUS É SALVADOR”.
Tanto Mateus quanto Lucas registram que um anjo instruiu José e Maria antes que ele nascesse para darem a ele o nome de Jesus (Mt 1.21; Lc 1.31), indicando que ele tinha vindo em uma missão de resgate.

TERCEIRA, APRESENTARAM JESUS AO SENHOR NO TEMPLO DE JERUSALÉM.
Dois rituais distintos do Antigo Testamento ocorreram durante essa visita; um relacionado à mãe e outro à criança.

De um lado, uma vez que os quarenta dias, prescritos como período de purificação, se passaram, José e Maria ofereceram os sacrifícios exigidos, que eram normalmente um cordeiro para o holocausto e uma rolinha para a oferta pelo pecado. José e Maria, no entanto, se beneficiaram da concessão aos pobres e levaram dois pombinhos.

Por outro lado, desde o êxodo, todos os primogênitos do sexo masculino pertenciam a Deus, mas poderiam ser redimidos (Êx 13.2). Uma vez redimidos, eles poderiam também ser voluntariamente apresentados a Deus para o seu serviço.

Assim, sucessivamente, Jesus foi circuncidado, recebeu seu nome e foi apresentado no templo; todos os três eventos relacionados à sua missão no mundo.

* Sua circuncisão retratou-o como filho de Abraão, um membro autêntico do povo da aliança de Deus.
* Seu nome, Jesus, proclamou-o Salvador dos pecadores enviado do céu.
* Sua apresentação ao Senhor indicou que ele foi consagrado ao serviço de Deus e preparado para fazer a vontade de seu Pai.

E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos. Lucas 2.21-24

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.