Pesquisar neste blog:

sábado, 25 de março de 2017

CONFIE NO SENHOR

Dentre os muitos conselhos que Salomão escreveu para os seus contemporâneos, e para a posteridade, confiarem em Deus em detrimento de confiar em si, deve ser o ponto de partida para todo planejamento, toda ação e julgamento que o ser humano faz.

No capítulo três e versículo cinco, Salomão escreveu: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”.

Na língua portuguesa, o verbo “estribar” vem da palavra “estribo”, que é o objeto que no qual os cavaleiros pisam para se apoiar enquanto sobem e também depois quando já estão sentados em seus cavalos.

A tradução deste versículo ficaria mais ou menos assim: “A emoção da segurança que se tem não deve estar sustentada na certeza que temos, advinda da nossa capacidade de raciocinar e fazer prognósticos, mas em Deus”.

Olhando para os exemplos bíblicos, temos a confirmação de que isto funciona na prática: Pela lógica do raciocínio humano Davi se quer deveria ter enfrentado o gigante Golias (e olha que Saul aconselhou Davi nesse sentido);

Pela lógica humana, Abraão, que passava dos 100 anos, e que já tinha uma mulher que já havia perdido a aptidão sexual, deveria desistir da promessa de que ele seria pai;

Pela lógica humana, Jó, um homem que recebeu testemunho do próprio Deus, teria deixado sua fé ser abalada, assim como sua mulher o teve, pois sofrer injustamente é irracional;

Pela lógica, Davi, depois de algum tempo de reinado, poderia ter construído um templo para o povo adorar a Deus, mas Deus o impediu de fazer isso (há coisas que, por mais estejam sob nossa competência, precisamos de autorização de Deus para fazer, por mais que essa coisa seja proba).

Mas isso não implica dizer que devemos paralisar nossas vidas e projetos, não. Muito pelo contrário, devemos exercer nossa capacidade mental imaginativa, adquirir conhecimento e seguir fazendo o bem, mas sempre com a chancela de Deus –– “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” Provérbios 16:1-3.

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125.1).A confiança no Senhor é o segredo da nova permanência.

Fernando Pereira

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.