Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 29 de março de 2018

E AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO?


ROMANOS 1.19-20 — AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO ESTÃO PERDIDOS?

“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo. 14.6). Também At. 4.12 diz a respeito de Cristo: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Diante disso, podemos afirmar que alguém que jamais ouviu o Evangelho de Cristo estará eternamente perdido? Paulo parece responder a essa pergunta afirmativamente. Mas é justo condenar pessoas que jamais ouviram falar a respeito de Cristo?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: A resposta de Paulo é clara. Ele disse que os gentios são “inescusáveis”, então a condenação dos gentios é justa (Rm. 2.12). Essa passagem está ensinando que os judeus são julgados pela lei (pelas Escrituras hebraicas), porém os gentios são condenados pela “lei escrita em seus corações” (v. 15).

A questão acerca da justiça de Deus, quanto ao julgamento dos gentios, admite a inocência por parte dos não salvos que não ouviram as Boas Novas — o Evangelho. Mas a Bíblia nos diz que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm. 3.23).

Além disso, Romanos 1.18-20 diz que Deus claramente se revela através daquilo que Ele criou “para que eles fiquem inescusáveis”. Os seres humanos não são inocentes no tocante à revelação natural de Deus.

Se uma pessoa não ouviu o Evangelho, e vive da melhor foma possível para alcançar a salvação por sua própria habilidade, está simplesmente fazendo obras, mas a salvação é pela graça (Ef. 2.8-9).

Ninguém é capaz de fazer algo para obter como pagamento o acesso ao céu. Se assim fosse, o sacrifício de Cristo na cruz seria desnecessário. Aqueles que buscam a luz necessária para a salvação irão encontrá-la para que possam salvar-se (Is. 55.6; Lc. 11.9; Hb. 11.6).

Deus possui muitas maneiras de fazer com que a verdade da salvação através de Cristo alcance aqueles que o buscam. Ele pode enviar um missionário (At. 10), uma transmissão através do rádio, televisão, mídias digitais ou uma Bíblia (SI. 119.130).

Mas aqueles que dão as costas à luz que possuem (ignorando as obras criadas por Deus), e se encontram perdidos em trevas, não terão ninguém a quem atribuir a culpa, senão a si mesmos (Jo. 3.19).

Texto Base: Resposta às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 1997. Texto adaptado e compilado pelo Pr. Edison Miranda da Silva e Maria Candida Alves.

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.