Pesquisar neste blog:

terça-feira, 29 de maio de 2018

DESFRUTE DA MISERICÓRDIA DE DEUS

MISERICÓRDIA - faceta do amor de Deus que faz com que Ele ajude os aflitos, da mesma forma que a graça é a faceta do seu amor que o leva a perdoar os culpados. O sofrimento humano pode ser causado por uma transgressão da lei de Deus ou por circunstâncias que fogem ao nosso controle. 

A MISERICÓRDIA PERTENCE A DEUS Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra Ele. Daniel 9.9 

Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia. O Deus eterno e Todo-poderoso está pronto para perdoar os pecados e mostrar misericórdia, quando Seu povo se aproxima dEle com sinceridade, pedindo-lhe precisamente isso, em atitude de arrependimento. Até os rebeldes são aceitos por Deus quando resolvem mudar moralmente. “Da bondade de Deus fluem as misericórdias divinas. De suas misericórdias fui o perdão” (Adam Clarke, in loc.). 

POR QUE NÃO SOMOS CONSUMIDOS? As misericórdias do SENHOR são as causas de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3.22

Jeremias tinha quase desistido de sua esperança (v.20). Então, ele lembrou-se de algo que trouxe sua esperança de volta (v. 21). Isso eram as misericórdias de Deus (v.22). A palavra misericórdias (hebr. hesed) pode ser traduzida como “concerto de amor” ou “amor imutável”. Ele está ligado com compaixão (Sl 103.4), verdade e fidelidade (Êx 34.6) e bondade (Sl 23.6). A disposição para oferecer sacrifícios já havia passado, e tudo parecia sem esperança, mas a hesed de Deus permanecia.

AMEMOS A DEUS E ALCANÇAREMOS MISERICÓRDIA E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam meus mandamentos. Êxodo 20.6

Faço misericórdia. Misericórdia para com os obedientes. Ezequiel 18.20 mostra o princípio de justiça. Os justos recebem misericórdia e bênção da parte de Deus. Mas a misericórdia estende-se a mil gerações, o que mostra que a misericórdia é um princípio muito mais poderoso do que o da aplicação de justiça. Seja como for, não há qualquer contradição, visto que a ira de Deus é uma medida de disciplina que promove a causa do amor.

PEÇAMOS SEMPRE A DEUS, AS SUAS MISERICÓRDIAS Não retenhas de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça e a tua verdade. Salmos 40.11 

Não retenhas de mim...as tuas misericórdias. O poeta sagrado fora o recebedor das bênçãos de Deus, de Seu amor constante, de Sua salvação (livramento) e de Seus ensinamentos. Portanto ele agora finaliza a parte de louvor do salmo com um apelo final de que as coisas de que desfrutara no passado pudessem acompanhá-lo até o fim de sua carreira. Ele tinha recebido misericórdia e continuava carente de misericórdia. Ele fora alvo do amor constante de Deus e sempre precisaria desse tipo de amor. Ele tinha recebido a verdade, conforme ensinada na lei, e jamais prescindiria da verdade.

O bem recebido no passado precisava perdurar. O homem orava para que não houvesse interrupção dessas bênçãos ao longo do caminho. Ele queria um futuro tão brilhante quanto fora o seu passado. Ele tinha visto a mão de Deus operando em seu favor e sempre necessitaria da intervenção divina em sua vida. No passado, ele dependera do Ser divino e continuaria sempre sendo dependente. 

CONFIEMOS EM DEUS E ALCANÇAREMOS MISERICÓRDIA. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4.16

Cheguemos pois com confiança ao trono da graça. Porque Cristo se compadece das nossas fraquezas (v.15), podemos chegar com confiança ao trono celestial, sabendo que nossas orações e petições são bem acolhidas e ouvidas por nosso Pai celestial (cf. 10.19,20). É chamado o “trono da graça”, porque dele fluem o amor, o socorro, a misericórdia, o perdão, o poder divino, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo e tudo de que precisamos em todas as circunstâncias. Uma das maiores bênçãos da salvação é que Cristo, agora, é nosso sumo sacerdote, conduzindo-nos até a sua presença pessoal, de modo que sempre podemos buscar a ajuda de que carecemos. 

SENDO MISERICORDIOSOS, RECEBEREMOS MISERICÓRDIA - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5.7 

Os misericordiosos. Os “misericordiosos” estão cheios de compaixão e dó para com os que sofrem por causa do pecado ou de aflições. Os misericordiosos desejam minorar os sofrimentos, conduzindo os sofredores à graça de Deus por meio de Jesus Cristo (cf. 18.33-35; Lc 10.30-37; Hb 2.17). Sendo misericordiosos para com os outros, eles “alcançarão misericórdia”.

DEVIDO A MISERICÓRDIA DE DEUS SOMOS SALVOS - Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Tito 2.5,6 

Devido à sua misericórdia, Ele nos salvou. A salvação não é obtida mediante esforço ou mérito humanos, mas provém exclusivamente da misericórdia de Deus. Lavar regenerador. Referência ao novo nascimento, do qual o batismo (entre outras coisas), é um sinal. Não pode significar que o batismo seja imprescindível para a regeneração, já que o NT ensina com clareza que o novo nascimento é um ato do Espírito de Deus (v., e.g., Jo 3.5), não levado a efeito por uma cerimônia, nem por ela obtido.

Autor: Pr. João da Cruz Parente

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.