quinta-feira, 22 de março de 2012

Vencendo as influências de Mamom


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mt. 6:24)

Jesus está falando sobre duas coisas opostas, de um lado Deus e do outro lado Mamom. Desta forma, se você serve a Deus, não pode servir a Mamom.


Mamom é mais que as riquezas, são as nossas fontes.

Mamom é um deus concorrente ao Deus verdadeiro, ele busca fazer aquilo que somente o Senhor Deus pode fazer em nossas vidas:

1- Um deus dá segurança:

As pessoas se sentem seguras com o dinheiro, mas não se sentem seguras com Deus apenas.

2- Um deus exige o melhor:

Podemos perceber como se exige integridade e transparência daqueles que lidam com o dinheiro?

Aqueles que lidam com dinheiro são os mais bem treinados. Isto porque Mamom exige o melhor.

3- Um deus determina o valor das coisas:

Se uma pessoa tem dinheiro, sente-se valorizada. Se não sente-se sem importância.

Algumas características de pessoas que são influenciadas por Mamom

Porque não ignoramos os seus ardis(II Co. 2.11):

1-QUANDO HÁ PREOCUPAÇÃO EXAGERADA EM RELAÇÃO AO DINHEIRO:
Esse espírito não se restringe a pessoas apenas, mas atuam fortemente em empresas, organizações e infelizmente até nas igrejas. A influência deste espírito maligno trabalha assim: “quanto mais a pessoa tem, mais ela quer”, onde pessoas ricas temem perder o que tem, e pessoas pobres temem nunca ter o suficiente.

Três Pensamentos para Ficar Livre das Preocupações

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.  (I Pe.5.7):
a-Tudo o que tenho é um presente de Deus;
b-Tudo o que tenho são cuidados por Deus;
c-Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus;

2- QUANDO HÁ FALTA CONSTANTE DE PROVISÃO FINANCEIRA:
Este problema normalmente ocorre, porque a pessoa gasta mais do que ganha. Ex. Todo final de mês, falta dinheiro.

3- QUANDO HÁ INCAPACIDADE DE RESISTIR O DESEJO DE COMPRAR:
Você costuma comprar algo que não precisa só porque está barato? Este é um forte sinal da influencia de Mamom.

4- QUANDO HÁ ESPÍRITO DE AVAREZA:
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria (Cl.3.5)

Muitos trabalham duro para possuir uma quantidade razoável de dinheiro, mas por outro lado não sabem gastar, não sabem utilizar aquilo que conquistaram, este é um sintoma crônico da influência de Mamom.

5- DESCONTENTAMENTO CONSTANTE:
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Fp 4:11-12)

E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (1 Co 10:10-11)

Você vive contente com o que tem? O remédio contra a murmuração é um coração grato, quando agradecemos dizemos a Deus que confiamos Nele, independente das circunstâncias. Porém, estar contente é diferente de estar satisfeito.

6- QUANDO HÁ SERVIDÃO AS DÍVIDAS:

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm. 13:8)

Através dos pontos citados, você percebe a influencia de Mamom em sua vida, de que forma?

Você tem usado as armas dízimos e ofertas para combatê-lo?

Você está satisfeito com sua situação financeira? O que precisa fazer para que ela mude?

Autoria: Pr. Silvio Galli

Por Litrazini

Graça e Paz


4 comentários:

  1. A paz...eu gostei deste estudo, mas a meu ver, tem algo que necessita de melhor esclarecimento: "Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus". Devemos tomar cuidado com isso, porque há muito pilantra que se diz pastor, bispo ou apóstolo e que está explorando o povo de Deus, das mais diversas formas: são objetos ungidos de todos os tipos, unção que custa 12 vezes de mil reais, e tantos outros absurdos teológicos... a lista é interminável...Então, esta frase de que tudo o que temos deve estar a disposição do Reino precisa ser bem explicada, para não dar vazão a más interpretações...Outra coisa, a família é o nosso maior ministério (biblicamente falando) e jamais podemos deixar o nosso ministério eclesiástico acima de nossa família...por isso, o nosso melhor deve ser direcionado a Deus e a nossa família...tem muito pilantra ensinando que devemos colocar tudo o que temos no altar para conquistarmos as bençãos que desejamos...é por tudo isto que eu disse que a frase que mencionei acima precisa ser melhor explicada...quanto ao mais, eu concordo...que Deus te abençoe...a paz de Cristo...

    ResponderExcluir
  2. Cabeça pensante,
    Texto:
    Três Pensamentos para Ficar Livre das Preocupações
    Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pe.5.7):
    a...
    b...
    c- Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus;

    O texto fala claramente: disponível para o Reino de Deus, e esse amado, não é limitado à Igreja ou pastor, bispo, apostolo... , sendo eles pilantras ou não, mas refere-se ao papel do cristão genuíno. Agora o fato da pessoa direcionar a interpretações errôneas, isso demonstra claramente que ela precisa buscar mais na Palavra e no Deus da Palavra, através de leitura e oração.

    Amado, leia novamente o texto, apenas com o objetivo de edificação e vc irá perceber que o que disse da família não tem nada a ver com a matéria acima, pois em momento algum houve questionamentos sobre a importância e/ou o lugar da família.

    PS: Desarme-se e tire proveito do ensinamento acima, pois eu o transcrevi, justamente por ser coerente com a Palavra de Deus e edificante.

    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  3. A paz...Eu apenas dei a minha opinião com a intenção de ajudar, pois, infelizmente muitas igrejas tem enganado e explorado as ovelhas do rebanho de Cristo...eu só citei as minhas observações com a finalidade de ajudar e somente isto...eu sei que o seu blog é bastante edificante, tanto é verdade que eu até estou lendo, aos poucos, os textos do seu blog...eu só citei a questão da família para salientar a necessidade de ficarmos espertos com os pilantras que estão pelo mundo afora...inclusive, esta minha observação sobre a família, eu fiz sem vinculo nenhum com o seu texto...eu só citei a família como forma de exemplo somente...Obrigado e que Seus te abençoe...a paz...

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi o seu posicionamento, amado, sua preocupação é saudável, esse é um dos motivos pelo qual tento ser o mais impessoal e imparcial possível, focando apenas textos bíblicos, pois não quero ter que dar conta de ser pedra de tropeço na vida de ninguém.

    Fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir