segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O livramento de Deus


Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:9).

Deus não está preso aos nossos esquemas e nem se restringe à nossa compreensão. Por vezes cremos que Deus irá agir, mas queremos que seja da nossa maneira. Mas Deus não pode se prender à nossa compreensão do tamanho de uma caixa de sapatos. Para suprir essa deficiência Deus nos deu a fé. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hebreus 10:38). 

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêm. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:1-6

Vemos que Deus, neste tempo, estará colocando uma Palavra de fé nos corações de algumas pessoas dispostas a ouví-Lo, para que estes possam dizer como Josué e Calebe: 'Eia, subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela' (Nm 13:30).

A Maneira como Deus Libera um Livramento – Débora.  
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. (Jz 4:9)  


O Senhor mesmo quebra tradições e pré-conceitos. Os trezentos de Gideão Isto nos mostra que Deus não está preso à uma só maneira de agir!

Exemplos:
Ex endemoninhado gadareno enviado como evangelista (Não havia ainda sido discipulado). A Igreja Primitiva iniciando novos trabalhos. A maneira de agir era sempre imprevisível.

Em Jerusalém, após os discípulos serem batizados com o Espírito Santo, uma multidão se converte com uma pregação pública de Pedro.

Ainda em Jerusalém, um homem é curado em público, e uma multidão se converte. At 5:42 nos mostra que usavam as reuniões públicas e caseiras tanto para o ensino como para a pregação do evangelho.O mesmo sucedeu em Cesaréia, na casa de Cornélio, onde ele faz uma reunião com seus parentes e amigos íntimos e chama Pedro para pregar (At 10:24).

Filipe, em praça pública realiza sinais e prodígios, prega sobre o Nome de Jesus e sobre o Reino de Deus (At 8:5-8,12). 

No caminho de Gaza, Filipe dá um gancho no Eunuco (At. 8:26-40).

Em Salamina (At 13:5) ensinavam numa sinagoga de Judeus.

Em Antioquia da Psídia (At. 13:14,44) lotaram o local de reunião dos Judeus para pregar a Palavra de Deus.

Em Derbe (At. 14:20,21) anunciaram o evangelho na cidade e fizeram muitos discípulos.

Em Atenas (At. 17:16,17,19) Paulo sai intercedendo nas ruas da cidade, prega nas sinagogas, prega em praça pública e é convidado para pregar na corte mais alta que havia em Atenas.

Em Corinto (At 18:1-11), Paulo arruma um emprego, evangeliza em seu trabalho e ganha um discípulo (Áqüila), prega numa sinagoga e causa uma divisão na sinagoga, e começa a fazer suas reuniões na casa ao lado da sinagoga.

Em Éfeso (At 19:8-11), Paulo divide novamente uma sinagoga, e passou a fazer suas reuniões numa escola onde Paulo realizava muitos milagres.

Como vimos exaustivamente nos relatos acima, Deus não tem uma maneira padrão de agir. Vendo isto, não podemos nos fechar para as coisas novas que Deus queira nos mostrar nesse tempo.

Assim como nem tudo o que é novo é o melhor, também nem tudo o que é novo é ruim. Por isso,  temos que nos abrir para novas formas de Deus agir.  Juntemos os nossos esforços em oração e intercessão.

Ouçamos os novos ministérios que possam surgir nesta época. Não deixemos passar de nós este mover.

Pr Anésio Rodrigues de Souza

Adaptado e revisado por Litrazini

Graça e Paz