segunda-feira, 7 de julho de 2014

Incomodando o mundo

“Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17.6)

Certa vez um pregador experiente disse: ‘a pregação deve incomodar os que estão acomodados e acomodar (consolar) os que estão incomodados’. O testemunho cristão deve mexer com as pessoas ao nosso redor representando que não estamos acomodados com este mundo como diz também em Romanos 12.2: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A cidade de Tessalônica era um local estratégico para as rotas romanas, tinha um porto muito movimentado e era a capital da Macedônia. Uma cidade rica e tranqüila.

Certamente já tinham ouvido falar de Paulo e os efeitos de sua pregação por onde passava, por isso o temiam tanto. Paulo já havia pregado em várias cidades importantes da redondeza e agora chegara a Tessalônica. Com apenas três semanas pregando, já havia alcançado várias pessoas e incomodado a ‘estável’ sociedade.

Precisamos incomodar o mundo, por que se não estaremos acomodados a ele. Quando o diabo está furioso conosco significa que não estamos o agradando.

Por que o evangelho incomoda?
Vamos aprender um pouco mais sobre incomodar o mundo:

1- Por que o evangelho transforma: v.3
O evangelho traz o remédio que a medicina não tem e o prazer que o dinheiro não dá. Pessoas que às vezes prometem largar um vício, começar uma dieta ou mudar de vida não conseguem, mas quando aceitam a Cristo são transformadas pelo poder de Deus.

João Wesley pregava pelas cidadezinhas da Inglaterra e as pessoas largavam seus vícios. Certa vez um viajante procurava bebida alcoólica e não achava em nenhum estabelecimento de uma pequena cidade, quando perguntou: ‘onde eu vou encontrar bebida alcoólica aqui?’ e a atendente respondeu: ‘em lugar nenhum, por que João Wesley esteve pregando aqui e todos do lugar se converteram a Jesus Cristo deixando seus vícios.

2- Por que o mundo está perturbado: v.5
Aqueles que disseram que Paulo estava transtornando o mundo, fizeram coisas muito piores, que são obras da carne (Gálatas 5.19-22) como deixa claro nas palavras do texto: ‘inveja’, ‘homens maus’, ‘malandragem’, ‘turba’, ‘alvoroçaram a cidade’ e ‘assaltando’.

Converter significa mudar de direção. O mundo está de cabeça para baixo. O convertido vira de costas para o mundo e de frente para Deus, por isso parece estar indo contra a correnteza.

3- Por que a luz incomoda as trevas: v.7
Devemos ser luz do mundo (Mateus 5.14). Quando acendemos a luz à noite, sentimos os olhos incomodarem. Assim é quem está nas trevas. A luz perturba porque revela o que está nas trevas e é mais forte que ela (João 3.19).

Um vaga lume foi perseguido por uma serpente e resolveu perguntar: ‘por que você não gosta de mim?’, e a serpente respondeu: ‘por que eu odeio a sua luz, ela me incomoda’. Do mesmo modo o mundo e as trevas querem engolir o servo de Deus que dá testemunho da verdade.

Não se acomode ao mundo!

Deus quer uma Igreja que testemunhe para o mundo a luz da Sua palavra. Não tema em momento algum falar a verdade e incomodar aqueles que estão mortos pelo pecado.

Se sua presença cristã tem constrangido pessoas que convivem com você para não falarem coisas indecorosas e quaisquer outras atitudes desrespeitosas é porque você tem incomodado estas pessoas com sua luz. Mas se você está acomodado com tudo que o mundo faz, é hora de despertar para uma vida cheia de Luz que vencerá todas as trevas.

Peça a Deus que o ajude a melhorar seu testemunho e ande de acordo com a Palavra de Deus.

Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Por Litrazini

Graça e Paz