Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

JESUS E A FÉ DOS HOMENS

A FÉ VEM DO CORAÇÃO DO HOMEM 

“Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; [...], ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” (Lc 8:11-15 ACF)

A Parábola do Semeador nos ensina que fé é algo que os pecadores podem exercitar e que a diferença entre os corações dos homens e a resposta ao evangelho é uma questão de suas próprias vontades.

O Senhor Jesus nos diz que a Palavra de Deus caiu sobre quatro diferentes tipos de corações humanos. Todos os homens são pecadores, mas nem todos os pecadores não respondem à Palavra de Deus da mesma maneira.

O PRIMEIRO TIPO DE PECADOR OUVE A PALAVRA DE DEUS, MAS O DIABO VEM E A RETIRA DO CORAÇÃO DELE PARA QUE NÃO CREIA E SEJA SALVO. Isto está explicado em Mt 13:19 – “Ouvindo alguém a palavra do reino, e NÃO A ENTENDENDO, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.” (ACF)
A razão porque o primeiro tipo de pessoa não crê é porque ele não se esforça para [ou não deseja realmente] entender o evangelho e assim o diabo consegue arrebatar a Palavra de Deus. Isto acontece a cada dia. O evangelho é pregado a pecadores indiscriminadamente e muitos deles não dão importância a ele e não tem interesse mesmo em ouvir mais a respeito de Jesus Cristo. Eles não estão interessados o bastante nem mesmo para ler um folheto evangélico ou ir a um culto ou a um estudo bíblico evangelístico. Assim, “… vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.” (Mc 4:15 ACF)

O SEGUNDO TIPO DE PECADOR OUVE A PALAVRA DE DEUS MAS CAI FORA QUANDO CHEGA O “TEMPO DE TENTAÇÃO” porque a Palavra de Deus não foi recebida profundamente no coração e na vida, e, portanto, é facilmente arrancada.


Muitos pecadores caem nesta categoria. Expressam interesse no evangelho, querem aprender mais. Estão excitados com as coisas de Jesus Cristo. Mas seu entendimento e “fé” são rasos. Não se esforçam para ter completo e adequado entendimento do evangelho e não estão verdadeiramente regenerados e logo caem fora por causa dos problemas que enfrentam com amigos e parentes, ou ficam ofendidos com algo com que não concordam. Novamente, não se diz que isto seja o resultado da soberana reprovação, mas é algo sob a responsabilidade do próprio pecador.

O TERCEIRO TIPO DE PECADOR OUVE A PALAVRA DE DEUS, MAS ABARROTA O CORAÇÃO E A VIDA COM OS “CUIDADOS E RIQUEZAS E DELEITES DESTA VIDA”. O evangelho de Marcos acrescenta: “… e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mc 4:19 ACF)
Isto acontece frequentemente quando o evangelho é pregado. Muitos pecadores que mostram algum interesse no evangelho e que vão à igreja e mesmo professam a fé em Jesus Cristo, caem fora porque não são sérios o bastante com os assuntos espirituais e permitem que muitas outras coisas sufoquem a Palavra de Deus para fora de seus corações e vidas.

Novamente, aqui não há nem mesmo um sinal de que tudo isto seja o produtos de uma soberana reprovação. O que [a Bíblia] diz é que isto é algo que ocorre por causa das próprias respostas do pecador e suas ações quanto ao evangelho.

O QUARTO TIPO DE PECADOR OUVE A PALAVRA DE DEUS E ACREDITA NELA E A MANTÉM E PRODUZ FRUTOS COM PACIÊNCIA. Este é o único dos quarto tipos de pecadores que realmente chega à salvação.

JESUS MARAVILHOU-SE DA FÉ DO CENTURIÃO– “E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” (Lc 7:9 ACF) O Senhor Jesus se maravilhou com a fé do centurião e recomendou esta fé aos judeus.

FÉ NÃO É UMA OBRA – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8-9 ACF)

Este verso ensina que a fé não é uma obra. A fé é o meio pelo qual o pecador recebe o dom gratuito da salvação que foi comprada para ele por Cristo. A fé é a “mão que se estende para aceitar o dom de Deus”. Ao contrário do raciocínio determinista, aceitar um dom não é uma obra e não é nada em que o crente possa se vangloriar. Um presente é 100% daquele que compra e o oferece. O recebedor nada tem a se vangloriar por recebê-lo.

[Nota: Em grego, o pronome "isto" é singular e neutro, e a coisa mais próxima que pode concordar com ele é "misericórdia", no verso 4. "Isto" não pode se referir a "fé" (feminino). Portanto, este verso não diz que a fé é um dom de Deus.]

HOMENS PERECEM PORQUE NÃO RECEBEM O AMOR DA VERDADE – “E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.  E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;  Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” (2Ts 2:10-12 ACF)

Esses pecadores que seguem o anticristo serão condenados por sua decisão pessoal em relação à verdade. Eles poderiam ter recebido a verdade e serem salvos, mas a rejeitaram. As palavras não poderiam se mais claras.

Por isso pense nisso e aceite o amor de Jesus!Adaptado de David Cloud / Fundamental Baptist Information Service, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.