Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A FELICIDADE DE TERMOS O SENHOR COMO NOSSO PASTOR

O Senhor e o meu pastor e nada me faltará. Salmo 23.1. Podemos parar pra ver a essência deste texto: o senhor é o meu pastar e nada me faltará, a essência e confiança de Davi ter Deus como seu pastor.

O SENHOR. Este salmo, originado na mente do senhor e inspirado pelo Espirito Santo, expressa seu empenho e incessante cuidado pelos seus seguidores, Eles são o precioso alvo do seu divino Amor. Ele tem cuidado de cada um deles. Como um pai cuida de seus filhos e como um pastor, das suas ovelhas.

O SENHOR É MEU PASTOR. Mediante uma metáfora frequentemente empregada no At (Sl 28.9; 79.13; 80.1; 95.7; Is 40.11; Jr 31.10; Ez 34.6-19) Deus é comparado aqui a um pastor, ilustrado isso o seu grande Amor por seu povo. O próprio senhor Jesus empregou a mesma metáfora para expressar seu relacionamento com seus (Jo 10.11-16; Cf Hb 13.20; 1 Pe 5.4).

Duas verdades destacam-se aqui:
(1) Deus, através de Cristo e do Espirito Santo, esta afeiçoado a cada de seus filhos, que ele deseja amar, cuidar, proteger, guiar, e estar perto desses filhos, como um bom Pastor cuida de suas ovelhas. (ver João 10. Vs 11,14)
(2) Os crentes são ovelhas do Senhor, pertencemos a Ele e somos alvo especial do seu amor e atenção ¨todos nós andamos desgarrados como ovelhas¨ (Isaias 53.6), o Senhor nos redimiu com seu sangue derramado (1 Pedro 1.18,19), e agora somos dEle, como suas ovelhas, podemos lançar mão das promessas desse Salmo quando atentamos a sua voz e o seguimos ( ver João 10.3-5; 10.28).

NADA ME FALTARÁ. Isto significa
(1) Que não me faltará nada que for necessário á realização da vontade de Deus em minha vida ( 3 João vs 2);
(2) Que me contentarei com a provisão e cuidado do Bom Pastor, mesmo em tempos pessoalmente difíceis, porque devemos confiar no seu amor (João 10.11; Filipenses 4.11-13)

DEITA-ME FAZ EM VERDES PASTOS. Porque esta presente e perto de mim, posso deitar-me em paz livre de todo medo. O Espirito Santo como meu consolador, conselheiro e ajudador e comunica-me o cuidado pastoral e a presença de Cristo (João 14.16-18; Cf 2 Timóteo 1.7).

(1) Meu descanso tranquilo na sua presença e terá lugar em verdes pastos, isto é em Jesus e na Palavra de Deus, que são indispensáveis a uma abundante ( João 6. 32-35, 63; 8.31; 10.9;15.7); (2)¨guia-me mansamente a aguas tranquilas¨ do seu Espirito Santo (salmo 1.4) Cf Jeremias 2.13; João 7.37-39)

REFRIGERA A MINHA ALMA. Quando fico desanimado (Salmo 42.11). O Bom Pastor reaviva e revigora minha alma mediante o seu poder e graça, (Provérbios 25.13). guia-me por meios do Espirito Santo (Romanos 8.14) nos caminhos por Ele escolhidos que se conformam com seus alvos de santidades, Cf Romanos 8.5-14) correspondendo obedecendo: sigo o Pastor ouvindo a sua voz, (João 10.3,4); não seguirei ¨a voz do estranho¨ João 10.5.

TU ESTÁS COMIGO. Em tempos de perigo, dificuldade, e mesmo de morte, o crente não teme nenhum mal. Por quê? ¨tu estas comigo em todas as situações da vida (cf Mt 28.20).
A Vara (pedaço de pau curto) é um arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, isto é o poder e autoridade de Deus (Ex 21.20; jó 9.34).
O cajado ( uma vara longa e delgada, tendo um gancho numa das extremidades) serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guia-la no caminho certo, ou para remove-la em caso de perigo. A vara e o cajado de Deus nos da certeza do seu amor e orientação em nossa vida. Cf Salmo 71.21; 86. 1 7).

PREPARAS UMA MESA. Deus é aqui descrito como aquele que supre as necessidades de seus filhos em meio as forças do mal que procuram destruí-los, coro e alma (Rm 8.31-39).
(1) Apesar de o crente estar em luta diária contra satanas e ter em volta de si uma sociedade pagã, a graça de Deus que ele recebe capacita-o a viver e se regozijar na presença de Deus (2 Co 12.9,10). Ele pode saciar-se á mesa do Senhor com fé, ação de graça e esperança em perfeita paz, e protegido pelo sangue derramado e o corpo partindo desse Bom Pastor. Ver 1 Co 11.23.
(2) ¨unges a minha cabeça com o óleo refere-se ao favor e benção especiais de Deus, pela unção do seu Santo Espirito no corpo, mente e espirito do crente (Ef 5.18)
(3) O meu cálice transborda. Aqui, a tradução literal é: Meu cálice tem bebida abundante, é uma alusão ao bebedouro do pastor, que era uma pedra grande escavada em forma de tanque, cabendo quase 200 litros de água, onde as ovelhas bebiam.

A BONDADE E A MISERICÓRDIA. A misericórdia refere-se ao fiel amor e a bondade de Deus. O crente, tendo consigo o Bom Pastor na peregrinação desta vida, terá sua ajuda, bondade e seu sustento constantes, em qualquer situação o crente pode confiar que o Bom Pastor fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem (Rm 8.28; Tg 5.11).

O alvo do crente que segue o Bom Pastor é desfrutar da sua bondade e misericórdia é uma dia estar com Ele eternamente (1 Ts 4.17) contemplar sua face (Ap 22.4) e servi-lo para sempre na sua casa (Ap 22.3; Jo 14. 2,3). Muitas vezes encontramos em varias casa a Bíblia aberta no salmo 23, mas nunca paramos pra meditar na importância deste capitulo, se pararmos pra meditar neste versículo veremos e teremos a certeza e confiança em que Davi teve em expressar esse salmo, vamos deposita a nossa confiança no Senhor seja qual for a situação.

Alex Souza

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.