Pesquisar neste blog:

sábado, 26 de agosto de 2017

A VINDA E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é uma pessoa e, juntamente com o Pai e com o Filho, faz parte da Trindade Divina. É considerado uma pessoa porque exerce atributos de personalidade.

POSSUI SENTIMENTOS – entristece-se, chora, geme, sente ciúmes (Romanos 8.28; Efésios 4.30);

TEM VONTADE PRÓPRIA – dispensa os dons espirituais (1 Coríntios 12.11);

São atribuídas a ele atividades pessoais: revela, ensina, clama, intercede, fala, ordena, testifica (2 Pedro 1.21; João 14.26; 15.26).

ALGUNS NOMES DADOS AO ESPÍRITO SANTO
Espírito de Deus.
Espírito de Cristo
Consolador
Espírito Santo da Promessa
Espírito da Verdade.
Espírito da Graça
Espírito de Adoção

PRINCIPAIS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
FOGO – Significa limpeza, purificação. O fogo aquece e também Ilumina (Mateus 3.11; Atos 2.3).
VENTO – Simboliza a obra regeneradora e sua misteriosa atuação (João 3.8).
ÁGUA – É a fonte de água viva que lava, limpa, refresca, sacia a sede espiritual e faz frutificar (João 7.38,39).
SELO – O Espírito Santo é como um selo, isto é, uma marca posta no crente para o dia da redenção. Essa marca é que assegura e garante o direito de posse da herança celestial (2 Timóteo 2.19).
AZEITE – É o símbolo da unção – torna o crente útil, operando vida, beleza e transformação.
POMBA – Significa brandura, paz, amabilidade. É isso que o Espírito Santo transmite ao pecador quando se chega a Jesus. Ele se apresenta para confirmar a presença de Jesus em nossa vida (Mateus 3.16).

A Igreja Cristã começa efetivamente com as descida do Espírito Santo. Isso aconteceu no Dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa). Isso está registrado em...

Atos 2.1-13 – Chegando o dia de pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava...12 Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “ Que significa isso?”. 13 Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”.

PARA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
OBEDEÇA
Jesus ordenou que todos permanecessem em Jerusalém (Atos 1). Muitos querem o poder do Espírito, mas não querem as mudanças e sacrifícios que esse poder impõe.

CONGREGUE
Estavam todos juntos, congregados como igreja. A descida do Espírito acabou com a separação que aconteceu em Babel.

CREIA
A manifestação do Espírito é sobrenatural. Sem unção podemos fazer muita coisa religiosa, mas não produziremos frutos espirituais. Frutos espirituais dependem de unção, ou seja, da presença sobrenatural do Espírito.

COOPERE
Cerca de 16 nações estavam representadas ali. Deus mostrava a sua multiforme graça. Deus deseja unidade na diversidade. Precisamos vencer barreiras étnicas, raciais, culturais, econômicas, linguísticas, etc. Nenhuma igreja alcança uma cidade sozinha. Precisamos unir o povo de Deus.

RESISTA
Mesmo diante daquele mover de Deus, muitos não creram. Alguns até mesmo criticaram e acusaram.

Charles Swindoll escreveu: “Uma coisa é tornar-se cristão. Outra é tornar-se um cristão cheio do Espírito. A tragédia é que muitos são os convertidos, mas poucos são os cheios do Espírito. Quando isso acontece, a pessoa perde o melhor que Deus tem para oferecer na terra”.

Receba esta promessa de Jesus: “Eu rogarei ao Pai; e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre. Jo 14.16

Ricardo Aurino

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.