Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Guerra Espiritual - Parte 2 - A Profetisa de Tiatira

Apocalipse 2.18-28 - "E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã.

O artigo de hoje visa tratar biblicamente algumas distorções que andaram ocorrendo no meio evangélico. Quero trazer a continuação da primeira parte dos estudos do tema guerra espiritual apresentados ontem. Desejo começar, falando sobre a Profetisa de Tiatira, fazendo um paralelo com um movimento que houve no finalzinho da década de 90 e início desta primeira década. Neste período, havia um movimento muito grande nas Igrejas de Guerra Espiritual. Todos queriam aprofundar seus conhecimentos do tema e havia uma escritora americana, que por questão de ética não vou citar o nome, divulgando seus livros sobre o tema.

Infelizmente, e digo isto com pesar, esta escritora achou terreno fértil na Igreja, pois muitos já não liam a Bíblia, imagina então quanto mais estudar a Palavra de Deus. E o interessante que quero colocar aqui é que muito se assemelha o que esta passagem narra com o que aconteceu naquele momento com a Igreja e com a vida de tal escritora.

Irmãos, nesta época apareceram um monte de pessoas que se diziam aptas para expulsar demônios, para acompanhar pessoas que estavam com problemas de possessão, para trabalhar em visitas de libertação e por aí vai. Daí, quando perguntávamos: - Quantas vezes você já leu a bíblia? A resposta era quase sempre assim: Nenhuma, mas eu li o livro da escritora tal, ou estou lendo a primeira, mas já li todos os livros da escritora americana. Que tristeza amados!!! Era com pesar que enxergávamos mais uma pessoa ludibriada pelas fantasias desta mulher. E como já ensinamos aqui e cremos que tudo precisa passar pelo crivo da Bíblia (abonado pela exegese e hermenêutica do texto) vamos comparar a passagem com os relatos da escritora.

Vs. 18 e 19 - Só quero chamar a atenção do amado leitor para o fato de ser o Senhor Jesus quem está falando e que nosso Senhor e Mestre começa reconhecendo as boas obras, o amor, a fé, o serviço e a perseverança.

Vs. 20 - O Senhor fala de Jezabel e das suas influências, e fala da prostituição. Em outros livros da Bíblia o Senhor trata a idolatria a outros deuses como prostituição e imoralidade (Jr 3.9; Jr 13.27; Mq 1.7), e como o livro de Apocalipse é recheado de linguagem simbólica, entendo que o contexto englobe desta forma.

Vs. 21 - O Senhor fala da chamada ao arrependimento, mas diz que não houve arrependimento.

Vs. 22 - Todos leram nos livros desta escritora os relatos de como ela adoeceu e sempre atribuía ao diabo suas enfermidades. Todos leram nos livros desta escritora os relatos de como ela foi abandonada por pastores e amigos.

Vs. 23 - Todos também leram que a pessoa pela qual ela dizia batalhar pela libertação, morreu. A filha na fé dela, parece ter morrido em decorrência de alguma doença.

Vs. 24 - Este é o que mais quero me aprofundar, e encerrar o artigo de hoje. Irmãos, precisamos conhecer a Bíblia, porém o povo de Deus, está sendo levado por pessoas que agem como a profetisa de Tiatira a conhecer as "profundezas de Satanás" que não tem proveito algum para nós Cristãos. A Palavra de Deus já nos trás informações suficientes para derrotarmos nosso adversário. O Senhor Jesus quando foi confrontado por ele, o venceu usando a Palavra de Deus.

Irmãos, que tristeza ver hoje que aquelas pessoas que diziam seguir o ensinamento desta senhora, se encontram com esterilidade ministerial e espiritual. Algumas só expulsaram demônios que imaginavam confrontar, porém nunca oraram e ajudaram pessoas que estavam possessas realmente. E o que mais dói no meu coração, pessoas que não só enganaram a si, mas enganaram aqueles que vieram pedir ajuda.

Irmãos, a Verdade que liberta, cura e salva está na Bíblia. Livro nenhum pode tomar o lugar da Palavra de Deus!!! Todo livro precisa ser submetido a Bíblia, e quando um autor ou autora se enfurecer por ter seus ensinamentos confrontados com a Bíblia, é sinal que o Espírito Santos de Deus passou bem longe desta obra.

Jesus derrotou o diabo com a Bíblia! Mateus 4.1-11 - Querem algo mais profundo do que isso? Conhecendo e experimentando o amor do Pai, como todos nós experimentamos diariamente, sou capaz de afirmar que se fosse para Jesus passar óleo em pedra, fazer círculo de óleo, enterrar bíblia, e tantos outros atos que foram ensinados por aí, algum relato haveria nos evangelhos. Quero no próximo artigo relatar algumas heresias que aconteceram no nosso meio em que pessoas que relataram ter sido satanistas perverteram a verdade da Bíblia para ensinarem e escreverem enganos.

Deixemos as profundezas de Satanás para os amantes de Jezabel, e busquemos o fortalecimento espiritual na Bíblia Sagrada, a nossa espada. E como provavelmente alguns comentários serão um pouco pesados, a única pergunta que vou me dar o direito de fazer é: Quantas vezes você já leu a Bíblia? Tão importante quanto conhecer o Livro do Senhor é conhecer o Senhor do Livro.


A Graça e a Paz de Jesus Cristo,

Moacir Neto

Um comentário:

  1. Muito bem amado, é preciso revelar toda sorte de enganos presente na igreja pósmoderna, muitas falsas profetisas tem se levantado no meio evangélico.
    É pena perceber, que os pastores e outros líderes sérios que ensinam boa doutrina, suas reuniões não são tão cheias como a dos impostores desta era.Como disse Tiago 3.10 b "Não é conveniente que isto seja assim"
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.