Pesquisar neste blog:

domingo, 8 de maio de 2011

O Reino de Deus e o Dinheiro

Texto: Mateus 6: 19-34

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.

Discernimento entre o que é Temporal e o Eterno Atualmente onde você está acumulando tesouro? Na terra ou no céu?

O dinheiro é temporal, instável e finito
· ‘a traça’ – ataca especialmente produtos armazenados. Ou seja, o dinheiro não foi feito para ficar armazenado, acumulado. Ele é meio de troca e, portanto deve assim ser utilizado; não como fim e sim como meio.

· ‘a ferrugem’ – é resultado do contato do metal com o oxigênio. É um processo lento, mas eficaz, causa a deterioração completa do metal.

· ‘'os ladrões’ – aqueles que roubam, levam o que amealhamos de repente.

· ‘Louco’ – é assim que Jesus compara aquele que só vive para acumula na terra sem a perspectiva do céu. (Lc.12:19-21)

· "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

O que os seus olhos estão vendo?

Candeia é uma lamparina, ou seja, um recipiente com óleo e pavio. Se a candeia foi acesa e não conter óleo o pavio apenas fumegará, não haverá luz. Entretanto, se tiver completa haverá luz.

O homem precisa de Deus para ter uma visão correta sobre o dinheiro. Do contrario ele ficará perdido. Todos nós nascemos em trevas: "Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo" Salmos 112.4. Em trevas viemos e em trevas iremos se o Senhor Jesus não vier e não resplandecer em nossos corações: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6.

Esta é uma obra que o homem não pode fazer: ser luz, porque ele é trevas. O nosso espírito é a lâmpada do Senhor, mas ela não poderá brilhar se o óleo do Espírito Santo não for derramado para manter a lâmpada acesa, e Cristo não vier ser a luz que alumia todo homem: "Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas" Salmos 18.28.

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

– Temos que decidir a quem entregaremos o trono!

Tanto Deus como o Dinheiro reivindicam um lugar de honra em nossa vida

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".

Não se preocupe Deus sabe do que você precisa A idéia não é ficarmos parados em casa e supor que Deus nos dará o que precisamos. Antes é fazermos a nossa parte porque Deus não deixará de executar a dEle. Nós preparamos a terra e semeamos a semente no seu devido tempo. Deus garante a chuva na medida certa segundo a estação própria.

“Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite”. (Deuteronômio 11:14)

‘Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas’ (Pv.3:6). Para o cristão Deus vem antes de tudo. Seja no trabalho ou em qualquer outro lugar ou em relação a qualquer outra coisa. Deus é prioridade.

O princípio do dízimo e da oferta foi estabelecido por Deus também como forma de subjugarmos o poder do dinheiro. Pois, quando damos a Deus estamos dizendo a Mamom quem é que dá as cartas em nossas vidas. A nossa decisão de servir a Deus!

Autor: Pr. Luiz Carlos Leite

Por Lidiomar

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.