"Qual o número de promessas na Bíblia Sagrada?"
Torna-se muito difícil dizer com precisão o número de promessas contidas em toda a Bíblia, visto que as opiniões acerca do assunto divergem muitíssimo.
Todavia, por fonte abalaizada de pesquisas, podemos afirmar que, no Velho e Novo Testamento há 8.810 promessas. Um número aparentemente irrisório, comparado aos 1.189 capítulos e 31.173 versículos existentes nas Escrituras Sagradas. Mas esta é a fonte mais acurada que temos no momento.
Ademais, continuando a analisar o âmbito do assunto, descobrimos que existem oito tipos de promessas em toda a Bíblia. Deus fez ao homem 7.487 promessas, cerca de 85% de todas.
Em quase 1.000 exemplos anotados (991) uma pessoa faz promessa a outra pessoa. Isto dá cerca de 11% das promessas da Bíblia. Por exemplo, a promessa dos caldeus ao rei Nabucodonosor: "Diga o rei o sonho a seus servos, e lhe daremos a interpretação", Há ainda 290 promessas feitas pelo homem a Deus. A maior parte 235 - encontra-se nos Salmos. Exemplo: "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores", SI 51.15.
Vinte e oito promessas foram feitas pelos anjos, estando 23 delas no Evangelho de Lucas. Como exemplo, citamos a promessa feita pelo anjo às mulheres junto ao túmulo de Jesus: "Ide depressa e dizei aos discípulos que Ele ressurgiu dos mortos, e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo", Mt 28.7.
Existem ainda duas promessas de Satanás. E esta é uma delas: "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares", Mt 4.9.
Um espírito maligno fez duas promessas: "Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o Senhor: Com quê?
Respondeu ele: Sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas", 2 Cr 18.20-21.
Dos 66 livros da Bíblia, só a Epístola de Paulo a Tito não tem promessas. Dezessete outros livros contêm menos de dez promessas em cada um. Mesmo um livro importante como Efésios só tem 6 promessas.
O Novo Testamento tem 1.104 promessas; o Velho Testamento, 7.706. Isto significa que sete em cada oito promessas são encontradas no Antigo Testamento. Ademais, Isaías, Jeremias, e Ezequiel têm mais de 1.000 promessas cada um, ou 3.086 nos três, e, ou, mais de 1/3 (35%) das promessas da Bíblia. A maioria delas é de natureza profética. Exemplo: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel", Is 7.14.
Muitos versículos têm mais de uma promessa. Este aqui tem quatro: Os que esperam no Senhor
1) renovarão as suas forças;
2) sobem como asas como águias;
3) correm e não se cansam;
4) caminham e não se fatigam: Is 40.31.
Este outro tem cinco promessas: Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque
1) os céus desaparecerão como fumo;
2) e a terra envelhecerá como um vestido;
4) mas a minha salvação durará para sempre;
5) e a minha justiça não será anulada: Is 51.6.
O capítulo com maior número de promessas é Deuteronômio 28. As 133 promessas ali contidas referem-se às bênçãos e maldições que Deus prometeu aos israelitas em Canaã, dependendo da obediência ou desobediência às suas ordens.
Outro capítulo semelhante é Levítico 26, que contém 94 promessas, 3/4 de todas as promessas do livro.
No que diz respeito a promessas, o Salmo 37 é o mais importante capítulo da Bíblia. Praticamente cada versículo é uma preciosa promessa.
A Bíblia é um livro de infalíveis promessas.
Finalmente, fazemos nossas as palavras do sábio Salomão, rei de Israel, dizendo: "... nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo", 1 Rs 8.56.
Extraído do livro: A Bíblia Responde – Edições CPAD
Por Lidiomar
Graça e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário