Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vencendo as influências de Mamom


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mt. 6:24)

Jesus está falando sobre duas coisas opostas, de um lado Deus e do outro lado Mamom. Desta forma, se você serve a Deus, não pode servir a Mamom.


Mamom é mais que as riquezas, são as nossas fontes.

Mamom é um deus concorrente ao Deus verdadeiro, ele busca fazer aquilo que somente o Senhor Deus pode fazer em nossas vidas:

1- Um deus dá segurança:

As pessoas se sentem seguras com o dinheiro, mas não se sentem seguras com Deus apenas.

2- Um deus exige o melhor:

Podemos perceber como se exige integridade e transparência daqueles que lidam com o dinheiro?

Aqueles que lidam com dinheiro são os mais bem treinados. Isto porque Mamom exige o melhor.

3- Um deus determina o valor das coisas:

Se uma pessoa tem dinheiro, sente-se valorizada. Se não sente-se sem importância.

Algumas características de pessoas que são influenciadas por Mamom

Porque não ignoramos os seus ardis(II Co. 2.11):

1-QUANDO HÁ PREOCUPAÇÃO EXAGERADA EM RELAÇÃO AO DINHEIRO:
Esse espírito não se restringe a pessoas apenas, mas atuam fortemente em empresas, organizações e infelizmente até nas igrejas. A influência deste espírito maligno trabalha assim: “quanto mais a pessoa tem, mais ela quer”, onde pessoas ricas temem perder o que tem, e pessoas pobres temem nunca ter o suficiente.

Três Pensamentos para Ficar Livre das Preocupações

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.  (I Pe.5.7):
a-Tudo o que tenho é um presente de Deus;
b-Tudo o que tenho são cuidados por Deus;
c-Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus;

2- QUANDO HÁ FALTA CONSTANTE DE PROVISÃO FINANCEIRA:
Este problema normalmente ocorre, porque a pessoa gasta mais do que ganha. Ex. Todo final de mês, falta dinheiro.

3- QUANDO HÁ INCAPACIDADE DE RESISTIR O DESEJO DE COMPRAR:
Você costuma comprar algo que não precisa só porque está barato? Este é um forte sinal da influencia de Mamom.

4- QUANDO HÁ ESPÍRITO DE AVAREZA:
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria (Cl.3.5)

Muitos trabalham duro para possuir uma quantidade razoável de dinheiro, mas por outro lado não sabem gastar, não sabem utilizar aquilo que conquistaram, este é um sintoma crônico da influência de Mamom.

5- DESCONTENTAMENTO CONSTANTE:
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Fp 4:11-12)

E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (1 Co 10:10-11)

Você vive contente com o que tem? O remédio contra a murmuração é um coração grato, quando agradecemos dizemos a Deus que confiamos Nele, independente das circunstâncias. Porém, estar contente é diferente de estar satisfeito.

6- QUANDO HÁ SERVIDÃO AS DÍVIDAS:

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm. 13:8)

Através dos pontos citados, você percebe a influencia de Mamom em sua vida, de que forma?

Você tem usado as armas dízimos e ofertas para combatê-lo?

Você está satisfeito com sua situação financeira? O que precisa fazer para que ela mude?

Autoria: Pr. Silvio Galli

Por Litrazini

Graça e Paz


4 comentários:

  1. A paz...eu gostei deste estudo, mas a meu ver, tem algo que necessita de melhor esclarecimento: "Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus". Devemos tomar cuidado com isso, porque há muito pilantra que se diz pastor, bispo ou apóstolo e que está explorando o povo de Deus, das mais diversas formas: são objetos ungidos de todos os tipos, unção que custa 12 vezes de mil reais, e tantos outros absurdos teológicos... a lista é interminável...Então, esta frase de que tudo o que temos deve estar a disposição do Reino precisa ser bem explicada, para não dar vazão a más interpretações...Outra coisa, a família é o nosso maior ministério (biblicamente falando) e jamais podemos deixar o nosso ministério eclesiástico acima de nossa família...por isso, o nosso melhor deve ser direcionado a Deus e a nossa família...tem muito pilantra ensinando que devemos colocar tudo o que temos no altar para conquistarmos as bençãos que desejamos...é por tudo isto que eu disse que a frase que mencionei acima precisa ser melhor explicada...quanto ao mais, eu concordo...que Deus te abençoe...a paz de Cristo...

    ResponderExcluir
  2. Cabeça pensante,
    Texto:
    Três Pensamentos para Ficar Livre das Preocupações
    Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pe.5.7):
    a...
    b...
    c- Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus;

    O texto fala claramente: disponível para o Reino de Deus, e esse amado, não é limitado à Igreja ou pastor, bispo, apostolo... , sendo eles pilantras ou não, mas refere-se ao papel do cristão genuíno. Agora o fato da pessoa direcionar a interpretações errôneas, isso demonstra claramente que ela precisa buscar mais na Palavra e no Deus da Palavra, através de leitura e oração.

    Amado, leia novamente o texto, apenas com o objetivo de edificação e vc irá perceber que o que disse da família não tem nada a ver com a matéria acima, pois em momento algum houve questionamentos sobre a importância e/ou o lugar da família.

    PS: Desarme-se e tire proveito do ensinamento acima, pois eu o transcrevi, justamente por ser coerente com a Palavra de Deus e edificante.

    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  3. A paz...Eu apenas dei a minha opinião com a intenção de ajudar, pois, infelizmente muitas igrejas tem enganado e explorado as ovelhas do rebanho de Cristo...eu só citei as minhas observações com a finalidade de ajudar e somente isto...eu sei que o seu blog é bastante edificante, tanto é verdade que eu até estou lendo, aos poucos, os textos do seu blog...eu só citei a questão da família para salientar a necessidade de ficarmos espertos com os pilantras que estão pelo mundo afora...inclusive, esta minha observação sobre a família, eu fiz sem vinculo nenhum com o seu texto...eu só citei a família como forma de exemplo somente...Obrigado e que Seus te abençoe...a paz...

    ResponderExcluir
  4. Eu entendi o seu posicionamento, amado, sua preocupação é saudável, esse é um dos motivos pelo qual tento ser o mais impessoal e imparcial possível, focando apenas textos bíblicos, pois não quero ter que dar conta de ser pedra de tropeço na vida de ninguém.

    Fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.