Pesquisar neste blog:

domingo, 21 de outubro de 2012

As lições de Avenida Brasil


Estudo Bíblico com as lições da novela Avenida Brasil.

Não pretendo por meio do presente e singelo artigo fazer qualquer tipo de apologia às tendenciosas novelas existentes, principalmente as que expõem explicitamente caráter malevolente.

Sinceramente, como cristão temente tenho fortes e sérias resistências às mesmas devido as suas arbitrariedades, no entanto, diante de tanta comoção relacionada ao trama cujo enredo despertou tamanha notoriedade, proponho-me a analisar algumas lições proveitosas que podemos extrair desse fenômeno de audiência que gerou repercussões de efeitos contagiantes e surpreendentes.

Vejamos as lições na perspectiva cristã:
I. A vingança não compensa:
• Exemplo da novela: A Nina por varias vezes prorrogou sua felicidade em prol de sua vingança, e viveu terríveis momentos por causa dessa obsessão até que finalmente aprendeu, embora tarde mais ainda há tempo, que realmente nenhum tipo de vingança compensa.
• Ensinamento bíblico: “Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.”. Porque os malfeitores serão eliminados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. (Salmos 37:8-9).

II. O mal por si só se destrói:
• Exemplo da novela: Santiago, Carminha e Max, foram acometidos pelo próprio mal que tanto desejaram aos outros.
• Ensinamento bíblico: “O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele”. (Pv. 26:27).

III. Cuidado com o excesso de confiança:
• Exemplo da novela: O excesso de confiança de Lucinda pelo Santiago.
• Ensinamento bíblico: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…” (Jr. 17:5).

IV. O verdadeiro amor supera as adversidades da vida:
• Exemplo da novela: Batata e Rita, pobres meninos que foram separados pelas circunstâncias adversas da vida, mas que depois se reencontraram para viverem o seu grande amor. Jorginho e Nina é um grande exemplo do quão o verdadeiro amor é indestrutível.
• Ensinamento bíblico: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha”. (1 Co. 13:7-8).

V. Não há limites para o perdão:
• Exemplo da novela: Cena marcante o reencontro de Carminha com Jorginho e Nina, e, sobretudo a reconciliação por meio do verdadeiro Perdão.
• Ensinamento bíblico: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. (Cl. 3:13).

VI. Somente o bem é capaz de vencer o mal:
• Exemplo da novela: No fim, o bem da amável Lucinda comoveu e transformou a megera da Carminha em uma pessoa mais humana.
Ensinamento bíblico: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.(Rm.12:21).

VII. Não devemos julgar segundo as aparências:
• Exemplo da novela: O tadinho do manco Santiago, aparentemente tão inofensivo não era tão bom quanto parecia, e o rabugento Nilo não era tão asqueroso quanto imaginávamos.
• Ensinamento bíblico: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. (João 7:24).

VIII. A verdade sempre será revelada:
• Exemplo da novela: Depois de muito tempo a verdade veio à tona, Lucinda não é uma assassina.
• Ensinamento bíblico: “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”. (Lucas 8:17).

Por fim, confesso que o motivo que me impulsionou a escrever sobre tal assunto, se baseia na consciência de saber que apesar da novela “Avenida Brasil” ter encerrado, o Brasil ainda andará na avenida de uma novela sem fim, que insiste em cometer os mesmo erros dos seus personagens, infelizmente os vilões estão à soltas.

Realmente procede a máxima que dizem: “A arte apenas imita a vida, pois é a vida que inspira toda arte”. Sendo assim, infelizmente ainda veremos um entulho de lixão obstruindo a avenida da vida que nos impede de viver o divino.

Autor: Pr Sidney Osvaldo Ferreira

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.