“PORQUE AS OBRAS DA CARNE são: prostituição, impurezas,
lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras,
pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias...
os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5.19-23).
Nenhum
trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do
crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do
que Gálatas 5.16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de
vida desses dois tipos de crente, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão
em conflito entre si, mas também inclui uma lista específica tanto das obras da
carne, como do fruto do Espírito.
OBRAS DA CARNE
“Carne” (gr. sarx) é
a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão
após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8, 13; Gl 5.17, 21). Aqueles
que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (Gl 5.21).
Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada
numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do
Espírito Santo (Rm 8.4-14).
As obras da carne incluem:
(1) Prostituição (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também,
gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt. 5.32; 19.9; At
15.20,29; 21.25; 1 Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um
só em português: prostituição.

(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e.,
sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de
perder a vergonha e a decência (2 Co 12.21).
(4) “Idolatria”
(gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou
ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse
autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).
(5)
“Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra,
adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática de
feitiçarias (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
(6) “Inimizades”
(gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia
e inimizades extremas.
(7) “Porfias”
(gr. eris), i.e., oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1 Co
1.11; 3.3).
(8) “Emulações”
(gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos
outros (Rm 13.13; 1 Co 3.3).
(9) “Iras” (gr.
thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de
palavras e ações violentas (Cl 3.8);
(10) “Pelejas”
(gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2 Co
12.20; Fp 1.16,17).
(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios
egoístas que destroem a unidade da igreja (1 Co 11.19).
(12) “Heresias”
(gr. hairesis), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação
sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
(13)
“Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra
pessoa que possui algo que não temos e queremos.
(14)
“Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A
tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de
methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas.
(15) “Bebedices”
(gr. methe), i.e., descontrole das atividades físicas e mentais por
meio de bebida embriagante.
(16)
“Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e
bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas
semelhantes.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas:
quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do
Reino de Deus, i.e., não terá salvação (Gl 5.21).
Estudo da Bíblia de
Estudo Pentecostal
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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