Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Quatro homens e um destino


O livro de Gênesis dedica mais de setenta por cento do seu conteúdo para nos dar..."

Uma descrição da vida de quatro homens: Abraão, Isaque, Jacó e José. Esses patriarcas tiveram o mesmo destino: foram amados por Deus, salvos por sua graça e usados em sua obra. Queremos destacar alguns pontos:

Abraão, um homem chamado, provado e usado com poder – Abraão foi tirado de uma cidade idólatra e chamado por Deus para ser o pai da fé e o genitor de uma grande nação. Ele andou com Deus não pelas estradas atapetadas das facilidades, mas pelos caminhos, muitas vezes, íngremes da obediência. Não foi um homem perfeito, pois algumas vezes claudicou e sofreu as conseqüências de ter-se desviado da rota. Porém, sempre se voltou para Deus e por ele foi restaurado, provado e usado poderosamente.

Abraão foi desafiado a crer no Deus que vivifica os mortos, fortaleceu-se pela fé e esperou contra a esperança e veio a tornar-se o pai de todos os que crêem. Quando passou pela mais amarga de todas as provas, entregar seu próprio filho, obedeceu sem questionar, crendo que Deus era poderoso para ressuscitar o seu filho.

Deus provou Abraão, poupou Isaque e revelou ao mundo através desse patriarca o maior de todos os sacrifícios, a entrega de Jesus na cruz para morrer pelos nossos pecados.
 
Isaque, um homem manso que viu Deus abençoá-lo no meio da crise
Isaque foi um jovem crente, que se casou dentro da vontade de Deus, orou por sua mulher vinte anos e foi pai de dois filhos gêmeos. Assim como seu pai, teve também suas fraquezas na área familiar, sofrendo os amargos resultados dessas decisões erradas. Porém, a principal marca de Isaque foi sua mansidão e sua disposição de confiar em Deus.

Quando todos estavam olhando para a crise, ele semeou no deserto e prosperou. Quando, por inveja, os inimigos o expulsaram da terra, ele saiu sem brigar pelos seus direitos. Quando, os opositores entupiram os poços que ele abriu no deserto, ele não brigou; ao contrário, foi adiante cavando novos poços sob a bênção de Deus. Porque entregou sua causa ao reto juiz, o próprio Deus reconciliou com ele seus inimigos.

Jacó, um homem que custou a se render a Deus
Jacó foi escolhido por Deus desde o ventre. Porém, tornou-se adulto sem ter uma experiência real de salvação. Influenciado pela mãe, tomou seus destinos em sua própria mãe, descrendo do plano divino. Mentiu para o pai, traiu o irmão e precisou fugir de casa para poupar sua própria vida. Nessa fuga, Deus se revelou a ele como o Deus de seus pais.

Jacó tinha promessas, mas não conversão. Vinte anos se passaram e o dia do seu encontro com Deus chegou no vau de Jaboque. Ali Deus lutou com ele, quebrou sua resistência, transformou sua vida e sua alma foi salva.


José, um homem que foi uma bênção para a família e para o mundo
José foi um ramo frutífero junto à fonte, um ramo que estendeu seus ramos para além dos muros. Ele foi fiel ao seu pai, ao seu patrão e a Deus. Foi fiel na adversidade e na prosperidade. Preferiu ir para a cadeia a ficar prisioneiro do pecado. Preferiu perdoar e abençoar aos que lhe fizeram mal a ficar remoendo mágoa no coração.

Porque ele honrou a Deus, o Senhor o tirou da prisão e o levou para o trono.

Alimentado pelos seus sonhos e fortalecido pelo poder de Deus, foi bênção para sua família e para o mundo.

Fonte: Hernandes Dias Lopes

Por Litrazini

Graça e Paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.