Pesquisar neste blog:

terça-feira, 5 de março de 2013

Estresse: Ameaça Tempestuosa da Ansiedade

Parte do estresse em nossas vidas é tão superficial quan­to um colarinho de tamanho menor do que o pescoço — você só precisa desabotoar um ou dois botões. A maioria dele, entretanto, arranha abaixo da superfície, marcando rugas em nossa testa e provocando Úlceras em nosso estômago. 

Com freqüência, a fonte do estres­se é menos externa do que interna. Ele tem origem na pressa, preocupação ou retenção.

Qual dessas três palavras caracteriza a sua vida interi­or?
Pode haver mais de uma. Veja se consegue identifi­car a maneira como cada palavra contribui para o es­tresse que está sentindo.

Em hebraico, preocupação significa "estar confinado; es­tar preso em um lugar estreito e apertado". Alguns di­zem isso com mais concisão: "Estar entre a cruz e a espada." De qualquer maneira que considere, preocu­pação significa exatamente isso, preocupação.

Há qualquer preocupação em sua mente agora? Como está se sentindo... ameaçado? Sob ataque? Talvez ape­nas cansado e deprimido? Complete a atividade abaixo que melhor se ajusta à sua disposição. 

Se estiver se sentindo ameaçado, precisa domi­nar o seu medo. Leia e reflita:

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10; 

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2Timóteo 1:7; 

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9;

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmo 27:1; 10.

Faça uma tabela em uma folha separada de papel. De um lado, liste todas as coisas que esses versos mandam que faça — ou não faça. Do ou­tro lado, liste todas as coisas que Deus promete ser ou fazer por nós. Isso pode ser um alerta e irá certamente renovar a sua confiança.

Se estiver se sentindo atacado, precisa domi­nar sua tendência de recuar e fugir, ou de bus­car proteção em fontes que não têm condi­ções de ser úteis.

Elvis Presley pensou que os fãs e o dinheiro poderiam protegê-lo do estresse que o perse­guiu a vida inteira. No que você busca prote­ção? O que lhe dá a sensação de estar em solo firme, inalterável?

Sonde o seu coração para obter uma resposta sincera. Se for qualquer coisa além do "Deus da esperança", você está se enganando; qual­quer outro solo poderia se desfazer a qualquer tempo.


Se estiver se sentindo cansado ou deprimido, precisa deixar de esforçar-se. Mas quantos de nós, bem lá no fundo, ficam satisfeitos quan­do não estão fazendo nada? Não há algo den­tro de nós que se sente um pouco mais espiri­tual, um pouco mais produtivo quando nos­sos dias são cheios de manhã à noite?

Exa­mine sua agenda da semana passada — ou do mês passado, ou do último ano. O que gostaria de ter feito durante mais tempo? Há alguma coisa em que poderia ter gasto me­nos tempo? Ou quem sabe até cortado com­pletamente?

Verifique o programa desta semana. Separe um tempo para fazer algo de que goste... e escreva isso em letras maiúsculas na agenda.

Extraído do livro PERSEVERANÇA de Charles R. Swindoll

Por Litrazini

Graça e Paz

Um comentário:

  1. Me pareceu um texto de auto-ajuda, eis que passo por algo semelhante, mas é assim mesmo!
    Agarre-se e confie no único Deus, criador de tudo, amoroso, fiel e justo.
    ................................................
    Mesmo diante de tanta coisa ruim presente nas redes sociais, ainda assim sempre haverá algo que irá purificar os nossos corações. Me alegra imensamente saber que há pessoas que não desistem fácil das outras. E que com "pouco" angariam muito para indivíduos que nem conhecem.
    Excelente texto...e obrigado!

    ResponderExcluir

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.