Pois o que
primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos
nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no
terceiro dia, segundo as Escrituras. [1 Coríntios 15.3-4]
Uma
boa maneira de comunicar a mensagem dos apóstolos com fidelidade é dividindo-a
em quatro partes, a saber:
Primeiro,
os eventos do evangelho.
Embora os apóstolos apresentassem toda a obra salvadora de Jesus,
incluindo sua vida e ministério, sua exaltação e sua futura vinda, eles se
concentraram na morte e ressurreição de Jesus, como acontecimentos históricos e
por sua importância salvífica.
Segundo,
as testemunhas do evangelho.
Os apóstolos recorreram a uma dupla evidência como garantia da
autenticidade de Jesus, de modo que pela boca de duas testemunhas a verdade
pudesse ser estabelecida (Dt 19.15).
A primeira evidência estava nas Escrituras, no Antigo Testamento, e a
segunda no testemunho dos próprios apóstolos. “Somos testemunhas”, Pedro repetiu várias vezes. Assim, a verdade
sobre o único Cristo foi duplamente comprovada.
Não temos o direito de anunciar um outro Cristo, fruto de nossa
imaginação, ou de nos concentrarmos em nossa própria experiência, uma vez que
não fomos testemunhas oculares do Jesus histórico.
Nossa responsabilidade é anunciar o verdadeiro Cristo das Escrituras, do
Antigo e do Novo Testamento. As testemunhas originais são os profetas e
apóstolos; nosso testemunho é sempre secundário em relação ao deles.
Terceiro,
as promessas do evangelho.
O evangelho são as boas novas não somente do que Jesus fez por meio de
sua morte e ressurreição, mas também pelas consequências que nos oferece: o
perdão dos nossos pecados (para apagar o passado) e o dom do Espírito (para nos
tornar novas pessoas). Juntas elas representam salvação e liberdade, e ambas
são publicamente simbolizadas pelo batismo.
Quarto,
as condições do evangelho.
O evangelho exige uma conversão radical do pecado para Cristo. Essa
mudança é caracterizada interiormente por uma atitude de arrependimento e fé, e
expressa exteriormente pelo batismo. Com isso, passamos a ser fiéis a Cristo e
somos transferidos para a nova comunidade de Jesus.
Portanto, estes são os quatro aspectos da mensagem — dois eventos (morte
e ressurreição de Cristo), comprovados por duas testemunhas (profetas e
apóstolos), com base nos quais Deus faz duas promessas (perdão e o dom do Espírito)
sob duas condições (arrependimento e fé, através do batismo). Há um sentido de
harmonia e completude em torno do evangelho bíblico.
Também vos
notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também
recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o
retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque
primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos
pecados, segundo as Escrituras,
E que foi
sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi
visto por Cefas, e depois pelos doze.Depois foi visto, uma vez, por mais de
quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem
também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por
derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou
o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que
persegui a igreja de Deus.
Mas pela graça
de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei
muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está
comigo. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. 1 Coríntios
15.1-11
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John
Stott]. Editora
Ultimato.
Por Litrazini
Graça
e Paz
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