Aquele que
estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” [Apocalipse
21.5]
Os oito primeiros versículos de Apocalipse 21 são variações do tema da
novidade, pois João viu um novo céu e uma nova terra, para os quais descia a
Nova Jerusalém. Como consequência, “a
antiga ordem já passou” e Deus pôde então declarar: “Estou fazendo novas todas as coisas!” (v. 5).
A promessa de um novo universo foi feita primeiramente ao profeta Isaías
(Is 65.17; 66.22). O próprio Jesus se referiu a ela como “a renovação de todas as coisas” (Mt 19.28, literalmente “o novo
nascimento”), e Paulo escreveu sobre ela como a libertação da criação da
escravidão da corrupção (Rm 8.18-25).
É importante, portanto, afirmar que nossa esperança cristã não é de um
céu etéreo, mas de um universo restaurado, que se relaciona ao mundo presente
pela continuidade e pela descontinuidade.
O cristão, individualmente, é uma nova criação em Cristo, a mesma
pessoa, porém transformada, e o corpo ressurreto será o mesmo corpo com sua
identidade intacta (lembre-se das cicatrizes do Jesus ressurreto), porém
revestido de novos poderes.
Assim também o novo céu e a nova terra não serão um universo substituto
(como se criados de novo), mas um universo regenerado, purificado de todas as
imperfeições atuais. João acrescenta o detalhe de que “o mar já não existia” (Ap 21.1), porque ele simboliza a agitação e
a separação.
A seguir, João ouve a voz de Deus dirigida a ele e explica o significado
da descida da nova Jerusalém: “Agora o
tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os
seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (v. 3).
Essa maravilhosa declaração é tão impressionante porque incorpora a
fórmula da aliança, que aparece repetidas vezes em toda a Escritura: “Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu
povo”.
O resultado desse relacionamento vivo entre Deus e o seu povo é que já
não haverá dor, lágrimas, luto nem morte, pois essas coisas pertencem à velha
ordem caída do mundo, que então terá passado. E somente Deus pode fazer isso,
pois ele é o Alfa e Ômega, o Princípio e
o Fim (v. 6).
E vi um novo
céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e
o mar já não existe E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de
Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E
ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os
homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará
com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não
haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras
coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as
coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E
disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A
quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem
vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas,
quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos
que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos,
a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse
21:1-8
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça
e Paz
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