“Porque todo aquele que invocar o nome
do Senhor será salvo”.
– (Romanos 10:13)
“Como, pois, invocarão aquele em quem
não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não
há quem pregue?”
– (Romanos 10:14)
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o
ouvir pela palavra de Deus”.
– (Romanos 10:17)
Alguns
interpretes tem utilizado estes textos acima para fundamentar o ensino
pelagiano de que o homem, por si mesmo, pode entender o evangelho e aceitá-lo.
Tais ensinadores argumentam : ” Ora, o texto é claro, a fé vem pelo ouvir, e
todos ouvem, logo todos podem ter fé”.
Será
verdadeiro tal ensino? Será mesmo que o homem natural, escravo de sua cegueira
espiritual, pode compreender e aceitar o evangelho através de um “suposto
livre-arbítrio”? Vejamos então à luz da bíblia se de fato o homem natural pode
ou não ter fé.
Primeiramente
é necessário frisar que sim, é verdade, o homem natural pode escutar a mensagem
do evangelho, afinal, ele tem ouvidos – (Rm 10:17). No entanto, o homem natural
não pode entender esta mensagem. O apóstolo deixa isto claro em Rm
3:11 quando diz : ” Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Ora, o
texto é claro, o homem natural não entende as coisa de Deus, visto que se
encontra morto espiritualmente – (Efésios 2:5).
Logo,
precisamos entender que o “ouvir” não é simplesmente escutar. Ouvir é atentar
para a palavra, dar crédito, aceitá-la. E o homem só atenta, dar crédito e
aceita, quando o Espírito Santo lhe dá vida espiritual. É por isto que Paulo
diz ” E ELE nos deu vida, estando nós
mortos em delitos e pecados. (Ef 2:5)
É
também por isto que Paulo vai dizer em 1 Coríntios 1:18 que ” a palavra de verdade é loucura para
os que perecem”. Aqui fica claro mais um vez que o evangelho soa nos
ouvidos do homem natural como ” loucura”
.
Alguém
pode questionar ” e como fica Romanos 10:13 que diz que ” Todo aquele que invocar será salvo ” ?
Primeiro é preciso entender que este texto não diz que o homem pode invocar,
mais sim que o que invocar será salvo. Mas quem pode invocar? Como já dito, o
homem natural não pode invocar, pois ele não entende. Como ele vai invocar o
nome de alguém que ele não acredita ser o salvador? Logo, o homem só invoca
quando Deus o ressuscita espiritualmente. E quando ele invoca ele é salvo, pois
como diz o texto, ” todo aquele que invocar será salvo”.
É
necessário uma ação do próprio Deus para que o homem entenda a sua vontade. Ezequiel
36: 25,26 nos diz :
“E dar-vos-ei um coração novo, e porei
dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e
vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei
que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”
Ora,
o que é isto senão a regeneração? É necessário uma transformação espiritual no
homem para que ele entenda e tenha a fé salvífica . Fica visível no texto que,
para que o homem tenha fé e obediência, é necessário que o próprio Deus aja,
lhe dando um novo coração. Outra coisa interessante é que “é o próprio Senhor
que nos faz andar em seus caminhos”.
Você
creu no evangelho não porque foi mais hábil e inteligente do quê quem não creu.
Mas sim porque Deus, por misericórdia, lhe concedeu um novo coração, um coração
de carne. Não foi por seus méritos, não foi por alguma fé que Deus previu que
você teria, pois se assim o fosse a salvação seria meritória, o que é contrário
ao que a bíblia diz em Efésios 2:8-10 O texto de Efésios é claro em dizer
que não fomos salvo por causa de alguma ação nossa, mas sim exclusivamente pela
graça soberana. O próprio Deus é quem nos concedeu fé e arrependimento para
sermos salvos
.
Alguns
ainda objetam que o homem coopera na salvação. Deus fez metade, e o homem faz a
outra metade. Isto é um erro. Deus NÃO DIVIDE A GLÓRIA DA SALVAÇÃO com ninguém.
A salvação é uma obra de Deus do começo ao fim.(Rm 8:28-30)
Álvaro
de Melo Rodrigues
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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