Pesquisar neste blog:

domingo, 25 de setembro de 2016

O PESSIMISMO

É uma propensão a ver as coisas no seu aspecto mais desfavorável. Manifesta-se através de: desengano da vida, queixas de tudo, desconfiança de todos, lástima por si mesmo, suspeita de uma confabulação mal intencionada detrás de cada coisa.

É uma propensão a crer nas mentiras de Satanás ao invés de crer na verdade de Deus. O pessimista projeta o seu próprio espírito sobre tudo o que vê e sobre todas as situações.

VITÓRIA SOBRE O PESSIMISMO:
A resposta cristã ao pessimismo não é o otimismo, mas a FÉ e CONFIANÇA EM DEUS.

A vitória que vence o mundo é nossa fé (I João 5.4-5).

CRER QUE CRISTO TEM PODER PARA LIVRAR-ME DO EGOÍSMO E EGOCENTRISMO. Para ser salvo do pessimismo devo ser salvo do egocentrismo, liberto de mim mesmo (Isaías 61.1-3; Salmo 30.11-12).

CRER QUE CRISTO REINA, TUDO ESTÁ SOB SEU DOMÍNIO - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Colossenses 1.16-17; Hebreus 1.2-3; Apocalipse 19.6).

CRER QUE DEUS ME AMA. O amor lança fora o medo (Romanos 8.35-39; I João 4.18).

ARREPENDER-SE - Reconhecer que o pessimismo desonra a Deus. É pecado.  Não concorda com a revelação de Deus.  “Negue-se a si mesmo”.

COLOCAR A VIDA SOB O SENHORIO DE CRISTO.  Disciplinar a mente e conforma-la continuamente com a verdade. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. I Pedro 1.13; Romanos 12.2; Efésios 4.23.

Levar diante de Deus todas as cargas ou aflições Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4.6-7).

Resistir com firmeza todo espírito de angústia, desânimo ou depressão. Não deis lugar ao diabo. (Efésios 4.27); Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4.7).

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.