Zorobabel
[…] e Jesua […] começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os
profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam. (Esdras
5.2)
Sempre que a obra de Deus prospera, podemos
esperar o surgimento de oposição. Em Jerusalém ela começou com os samaritanos e
continuou mais tarde com outros que estavam ansiosos para interromper a
reconstrução do templo. Eles foram bem-sucedidos durante algum tempo, e nesse
período ocorreram dois encorajamentos.
Primeiro, uma pesquisa nos arquivos da
realeza babilônica revelou que os judeus tinham recebido plena autorização para
reconstruir o templo.
Assim, foi enviada a seguinte mensagem ao
governador do território situado a oeste do Eufrates, em Jerusalém, e aos seus
oficiais: “Não interfiram na obra que se
faz nesse templo de Deus” (Ed 6.7).
Segundo, dois profetas especialmente
designados por Javé, Ageu e Zacarias, encorajaram veementemente a Zorobabel
para que concluísse a sua obra.
Estas foram as palavras de exortação de
Ageu: “Quem de vocês viu este templo em seu
primeiro esplendor? Comparado a ele, não é como nada o que vocês veem agora?
Coragem! Ao trabalho. Porque eu estou com vocês, declara o Senhor dos
Exércitos” (Ag 2.3-4).
A palavra do Senhor também veio a Zacarias,
dizendo: “As mãos de Zorobabel colocaram
os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão” (Zc 4.9).
Assim, “Zorobabel
[…] e Jesua […] começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os
profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam” (Ed 5.2).
A reconstrução do templo começou em 520
antes de Cristo e foi concluída em 515 antes de Cristo, aproximadamente setenta
anos depois da destruição do templo anterior, como Jeremias havia profetizado.
Tendo celebrado com alegria a dedicação do
templo, os sacerdotes e o povo celebraram a Páscoa, como se tivessem sido
novamente redimidos.
Na verdade, era exatamente isso que havia
acontecido. Eles estavam começando a perceber o padrão tríplice de sua
redenção, com Javé chamando Abraão de Ur, Israel do Egito e os exilados da
Babilônia.
Esses três chamados eram prenúncios da
grande redenção realizada por Deus através de Jesus Cristo.
E
cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os
seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de
toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e
sacerdotes; e reinaremos sobre a terra: Apocalipse
5.9-10; ”…E na sua boca não se achou
engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. E vi outro anjo
voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que
habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Ap.}
14.1-6
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John
Stott]. Editora Ultimato.
Por Litrazini
Graça e Paz
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