“Além disso, irmãos,
não queremos que sejais ignorantes no que se refere aos que estão dormindo [na
morte], para que não estejais pesarosos como os demais que não têm esperança”. – 1 Tessalonicenses 4.13
e similares, colchetes do tradutor.
Alguns
argumentam que a morte é um estado de completa inatividade porque a Bíblia, às
vezes, a compara ao sono e que isto seria uma “prova” de que não existe uma
alma que sobrevive à morte. Como entender isso?
Primeiramente,
há pessoas que acham que essas passagens se referem ao sono da alma, e não do
corpo. Por este entendimento, as almas continuam existindo depois da morte,
porém ficam dormindo. Embora tal conceito seja melhor que o defendido pelos
aniquilacionistas, ele não está completamente de acordo com o que a Bíblia
menciona sobre a alma.
Leia
atentamente o que Paulo falou a respeito da morte: “Enquanto tivermos o nosso lar no corpo, estamos ausentes do Senhor….
Mas, temos boa coragem e bem nos agradamos antes de ficar ausentes do corpo e
de fazer o nosso lar com o Senhor”. – 2 Coríntios 5.6, 8; Leia também
Filipenses 1.21-26.
Possuir
um corpo físico significa estar vivo na Terra, qual ser humano. Na morte esse
“lar” terreno é abandonado, e o que fica aqui é um corpo morto: “O pó volte à terra, de onde veio, e o
espírito volte a Deus, que o deu”. – Eclesiastes 12.7, NVI. “O corpo sem espírito está morto”. –
Tiago 2.26.
Aos
olhos dos que ficam o corpo parece estar apenas dormindo. É sob essa
perspectiva que Paulo certamente escreveu aos Tessalonicenses, pois foi ele
mesmo quem disse que é necessário ficar “ausente do corpo [físico]”, isto é,
morrer, para o cristão ir para o seu novo “lar com o Senhor”.
A
expressão “ausente no corpo” tem uma implicação lógica, que é o fato de que
antes desse abandono algo estava “presente no corpo”. É justamente aquilo que a
Bíblia ora chama de “alma”, ora chama de “espírito”. Essa parte imaterial do
homem é que permanece viva depois da morte do corpo físico. (E dificilmente a descrição
de Paulo significa que quem fosse para esse novo lar ficaria dormindo na
presença de Cristo).
Uma
evidência adicional a esse respeito é aquilo que Jesus prometeu na cruz para o
malfeitor arrependido: “Então ele [o
malfeitor] disse: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino.’ Jesus
lhe respondeu: ‘Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. –
Lucas 23.42, 43, NVI, colchetes acrescentados.
“E abriram-se os
túmulos memoriais e muitos corpos dos santos que tinham adormecido foram
levantados”. –
Mateus 27.54.
O
que adormeceu foram os corpos dos santos, e não as almas deles ou seus
espíritos. Quando alguém morre apenas seu corpo fica como que
“dormindo”, mas sua alma e seu espírito vão para outro lugar, conforme
demonstrado nos episódios a seguir:
“E [Elias] passou a
estender-se três vezes sobre o menino e a clamar a Jeová, e a dizer: ‘Ó Jeová,
meu Deus, por favor, faze a alma deste menino voltar para dentro dele.’ Jeová
escutou finalmente a voz de Elias, de modo que a alma do menino voltou para
dentro dele e este reviveu”. – 1 Reis 17.21, 22.
“Enquanto
ainda falava, chegou certo representante do presidente da sinagoga, dizendo: ‘A tua filha morreu; não incomodes mais o
instrutor.’ Ouvindo isso, Jesus respondeu-lhe: ‘Não temas, apenas exerce fé, e
ela será salva.’ Chegando à casa, não deixou ninguém entrar com ele, exceto
Pedro, e João, e Tiago, e o pai e a mãe da menina. E
todos choravam e se batiam de pesar por ela. De modo que ele disse:
‘Parai de chorar, pois ela não está morta, mas dorme.’ Começaram então a rir-se
dele desdenhosamente, porque sabiam que ela havia morrido. Mas ele a tomou pela
mão e chamou, dizendo: ‘Menina, levanta-te!’ E voltou-lhe o espírito e ela se
levantou instantaneamente, e ele ordenou que se lhe desse algo para comer”.
– Lucas 8.49-55; compare com Salmos 78.39.
O
relato de Lucas 8.49-55 está em harmonia com o que Jesus falou em outro
momento. Mas, que os mortos são levantados, até mesmo Moisés expôs, no relato
sobre o espinheiro, quando ele chama Jeová ‘o
Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó’. Ele é Deus, não de
mortos, mas de viventes, pois, para ele, todos estes vivem. (apesar de
estarem mortos para os homens). Cf. Lucas 20.37, 38.
Portanto,
o “adormecer” mencionado algumas vezes no Novo Testamento se refere apenas ao
corpo físico e não à alma ou ao espírito.
Autor:
Adelmo de Medeiros
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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