Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me
levantarei. (Sl 12.5.)
SEM
DÚVIDA, O salmista tinha na memória o livramento que Deus havia operado no
Egito em favor do povo de Israel. Foi por isso que ele colocou na boca de Deus
estas palavras: “Por causa da opressão
do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei” (Sl 12.5).
De
fato, quando o rei do Egito submeteu os filhos de Israel à cruel escravidão e
ordenou a todo o seu povo que lançasse no rio Nilo todo menino recém-nascido
entre os judeus,
Deus
ouviu o lamento deles e se levantou. Então, declarou a Moisés: “Por isso desci para livrá-los das mãos
dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e
mel” (Êx 3.8). Esse poderoso livramento é mencionado em alguns salmos (Sl
66.5,6; 106.7-12; 135.8,9; 136.10-25).
O
cuidado de Deus com os oprimidos não aparece apenas nos Salmos. O livro de
Provérbios traz uma advertência muito séria: “Não explore os pobres por serem pobres, nem oprima os necessitados no
tribunal, pois o Senhor será o advogado deles, e despojará da vida os que os
despojarem” (Pv 22.22,23).
Mais
adiante, lê-se que não se deve mudar de lugar os antigos marcos de propriedade
nem invadir as terras dos órfãos, “pois
aquele que defende os direitos deles é forte. Ele lutará contra você para
defendê-los” (Pv 23.10,11).
O
Novo Testamento também menciona que Deus coloca-se ao lado dos oprimidos,
especialmente na Epístola de Tiago. Ali se lê que os ricos opressores devem
chorar, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá porque eles retiveram com
fraude os salários dos seus trabalhadores e porque “o lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos”
(Tg 5.4).
Retirado
de Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos. Editora Ultimato.
Transcrito
Por Litrazini
Graça
e Paz
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