Pesquisar neste blog:

domingo, 15 de julho de 2018

O QUE É FÉ EM DEUS


FÉ EM DEUS, é:
- Crer que Deus existe
- Crer que Deus faz o que promete
- Crer que Deus sempre virá ao nosso encontro para nos ajudar nas horas difíceis.

HEBREUS 11:6
Sem FÉ ninguém pode agradar a Deus. É preciso crer que Deus existe. E é preciso crer que Deus é abençoador dos que o buscam. "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de [mostarda] direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível". Mateus 17: 20

Quase sempre, ao lermos este texto, pensamos nele sob a perspectiva da pequenez da fé. Ou seja, somos levados a crer que mesmo tendo uma fé pequena tão como uma semente de mostarda poderá fazer coisas consideradas impossíveis.

Contudo, em outros textos, não parece ser isto o que a bíblia ensina. Só no evangelho segundo Mateus, Jesus critica cinco vezes a pequena fé de seus discípulos ante a coisas menores que uma montanha. ( Mateus 6:30; 8:26; 14:31; 16:8; 17:20)

Mas isto não é uma incoerência. O fato é que uma fé do tamanho de um grão de mostarda não pode e jamais operará nada.

Jesus quando comparou a fé a um grão de mostarda ele não estava dizendo que uma fé tão pequena poderia realizar coisas tão prodigiosas. Mas ele queria dizer que assim como a semente de mostarda sendo a menor de todas as hortaliças, quando é plantada se torna a maior delas.

A fé, por mais que pareça pequena e insignificante, se ela for exercitada, plantada no terreno da vida ela crescerá e será capaz de nos trazer grande providência, ou seja, de realizar coisas prodigiosas.

Compare este texto da fé como um grão de mostarda com a parábola do grão de mostarda. Mateus 13:31,32 "Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos".

O grão de mostarda sem ser plantado não da frutos e ainda é fácil de se perder. Assim é a fé, se ela não estiver depositada no Salvador e crescendo a cada dia pelo conhecimento da Palavra e pelas experiências adquiridas com as provações, ela é inoperante e fácil de se perder.

Mas se tal for investida, ela dará muitos resultados, pois a semente guardada para nada serve a não ser de enfeite, e esta semente que com certeza todos nós temos uma vez que a plantamos em terra fértil que é a confiança no Deus do impossível ela dá muitos frutos.

A bíblia nos ensina que cada um de nós recebeu uma medida de fé dada por Deus (Romanos 12:3), cada um de nós tem um grãozinho de mostarda. E devemos investir esta pequena fé em Deus e sua Palavra para que ela cresça até se tornar operante e gigante a ponto de remover montanhas e problemas e poder declarar como Paulo em Filipenses 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece".

Paulo quando escreveu sua Segunda carta aos crentes de Tessalônica ele diz que dava graças a Deus por que a fé deles crescia muitíssimo (2Tessalonissenses 1:3) e esta fé fazia também crescer neles o amor uns para com os outros, pois eles tinham o mesmo propósito e visão de via que era acreditar no impossível.

Luciano Barroso

Transcrito por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.