Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

REAÇÕES HUMANAS AO EVANGELHO


COMO DEVEMOS NOS POSICIONAR CORRETAMENTE DIANTE DO EVANGELHO DE JESUS?

Quando o evangelho é pregado corretamente ele sempre irá exigir uma resposta daqueles que o ouvem. Toda pregação feita por Jesus ou pelos seus apóstolos sempre esperava uma resposta adequada dos seus ouvintes. É impossível ficar neutro em relação a palavra de Deus. Era assim no passado e continua sendo assim no presente.

CINCO MANEIRAS DE COMO OS SERES HUMANOS REAGEM AO EVANGELHO DE JESUS. REFLITA EM QUAL TEM SIDO A SUA RESPOSTA.

REJEIÇÃO (Atos 17.32)
São aqueles que diante da exposição da palavra divina, simplesmente optam por rejeitar a mensagem ouvida, descartam a fé, viram as costas para o evangelho e preferem continuar vivendo o mesmo estilo de vida, sem um real compromisso com a palavra de Deus. Dessa forma, continuam perdidos, presos aos laços espirituais malignos, (2 Cor. 4.4) sem experimentarem o privilégio da comunhão com o Senhor.

NOMINALISMO (Filipenses 3.18-19)
Estes fazem parte do grupo dos que mantém uma fé apenas aparente, têm o rótulo, mas não o conteúdo, afirmam que aceitaram a fé cristã, sem vive-la na prática. São crentes de nome. Não se tornaram verdadeiros seguidores do Senhor Jesus. Aparecem em grande número quando ser cristão não implica em sofrimento e perseguição, mas em épocas de provação costumam se revelar e deixar as fileiras da fé genuína.

SINCRETISMO (Ap. 2.12-14)
Este é o grupo dos que dizem aceitar o evangelho, mas tentam misturá-lo às coisas da sua antiga vida sem Jesus. Tentam criar uma mistura, um cristianismo híbrido, um simulacro da fé. Não são capazes de romper com o passado e por isso tentam adaptá-lo ao estilo de vida cristão. Isso nunca dará certo, pois a fé cristã sempre exige que aconteçam rompimentos com o passado, vínculos antigos precisam ser renunciados, amarras retrogradas precisam ser rompidas, para que Jesus seja realmente o único Senhor. Uma fé sadia não admite misturas.

Infelizmente este sincretismo tem sido turbinado por práticas místicas que hoje estão sendo imiscuídas no contexto da fé evangélica histórica, trazendo sérias distorções à muitas comunidades ditas cristãs.

SECULARISMO (Atos 8.18-21)
Este é o grupo dos que rejeitam o evangelho e toda fé por estarem ligados principalmente a religião do dinheiro. Não são capazes de responder corretamente à mensagem do evangelho por que os seus corações estão presos pelo amor às riquezas, ao status e ao poder secular.

Para o secularista a fé só tem valor se vier com algum dividendo material financeiro. A alegria destes não é conhecer a Jesus e as suas profundas riquezas espirituais, mas regalar-se no conforto que pode ser gozado neste mundo.

É certo que o cristianismo não produz masoquistas, mas também é certo de que a fé cristã está identificada com altruísmo e nunca com os desejos insaciáveis da ambição humana. Para Deus o que importa antes do ter é o ser.

CONVERSÃO (Atos 19.18-20)
Esta é a grande resposta que o homem pode dar ao evangelho. Esta resposta significa rejeitar a antiga forma de viver e aceitar a nova vida oferecida pelo Senhor Jesus.

Implica em arrependimento verdadeiro e em um real compromisso com Jesus, é a inauguração de uma nova aliança de paz com Deus, é um novo nascimento espiritual.

O Homem realmente convertido é um novo homem (1Co.5.17), que vai experimentando dia a dia as transformações operadas em sua vida pelo Espírito Santo de Deus.

Esta é a única resposta que nos conduz á uma eternidade na presença do Pai, esta é a resposta absolutamente certa, esta é a grande opção da vida.

Qual é a sua resposta ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo?

Ednilson C. de Abreu

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.