Pesquisar neste blog:

sábado, 4 de julho de 2020

JESUS CURA A SUA ‘LEPRA’


“E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o…” Mt 8.1-3.

Como Deus ama cada um de nós sem interesse!  Esse texto nos dá uma grande demonstração da preocupação do Senhor conosco.

Nos dias que Jesus chegou nessa terra, o judeu estava sem sonhos, sem perspectivas de vida, estava muito pra baixo e isso se devia como resultado de uma vida debaixo de um jugo politico de Roma.

O povo de Israel é um povo altivo, mas, naquelas circunstâncias eles estavam sem esperança, tristes, subjugados pelo Império Romano. O povo judeu esperava um libertador!

E o texto diz que Jesus subiu naquelas montanhas (Monte das Bem Aventuranças) e pregou: “Feliz o homem que perdoa, que não massacra os outros…” Esse discurso estava na contramão do que o judeu queria ouvir e Jesus pregou o AMOR.

A nação, os sacerdotes rejeitaram a Cristo, porque eles queriam libertação dos romanos.  Eles não queriam perdoar  Pilatos, Herodes, e Jesus diz que era para amá-los. Por isso, Ele enfrentou uma resistência muito grande do povo judeu que O pregou na cruz. Foi o Judeu que matou Jesus!

O mesmo povo que queria coroar Jesus rei, foi o mesmo que gritou crucifica. A voz do povo não é a voz de Deus.

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões passaram a segui-lo e um leproso que vivia isolado, porque a lepra além de ser uma doença terrível, é contagiosa. (O leproso naquela época era isolado por causa do contágio e também porque era considerado maldito), se aproximou de Jesus – Cristo era acessível, todos que desejavam chegar perto dele, conseguiam.

O leproso chegou perto dEle e O adorou.  Nem no templo um leproso poderia entrar. Naquela época, se um leproso entrasse na sua casa, você seria amaldiçoado.

O leproso disse a Jesus: “Se o Senhor quiser, podes purificar-me!” Se você quiser, Jesus muda sua vida para melhor! Se Jesus quiser, Ele transforma sua vida totalmente, basta uma palavra! Clame por Ele!

Jesus não só estendeu a mão, mas como tocou no leproso!  Na ótica humana tocar em um leproso,  é ser infectado pela enfermidade. Mas com Jesus é diferente, a limpeza dEle que  passa pra gente, o poder dEle que passa pra gente.

Tem muitos tipos de ‘lepra’: do orgulho, da inveja, da falsidade, da perniciosidade…  Jesus se incomodou com o isolamento do leproso.

Jesus sarou esse homem tirando dele o complexo, a vergonha. Jesus tocou nesse homem para mostrar que o que o homem fala é inferior ao que Deus fala.

Logo em seguida, um oficial Romano, se ajoelha diante de Jesus e o implora que cure seu criado. Precisamos chegar diante de Deus com humildade.  Todas às vezes que somos humildes, Deus se revela a nós.

“... E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” Mt 8.5-10.

E o servo daquele centurião foi curado e ele ouviu Jesus dizer: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé…”

Pr. Jorge Linhares

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.