Pesquisar neste blog:

domingo, 6 de setembro de 2020

ADMINISTRANDO O ESTRESSE


Todos nós precisamos de técnicas para administrar o estresse. Tensões e esgotamento, até certo ponto, fazem parte da condição humana. O problema é que a maioria das pessoas não sabe como conviver com situações contrárias ou oposição.

No texto de Filipenses 4.4-9, Paulo ensina quatro princípios que nos auxiliarão.

NÃO PERCA A ALEGRIA (v. 4).
“Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força” (Neem 8.10). “O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate” (Pv 15.13). “O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos” (Pv 17.22). Paulo sabia da importância de não perder a alegria. Mesmo na prisão ele não perdeu a alegria. Filipenses é chamada “a carta da alegria”. Nela, Paulo usa a palavra alegria e seus derivados treze vezes.

SEJA AMÁVEL (v. 5).
Perder o controle e agredir as pessoas nos momentos de estresse não produz livramento, apenas piora a situação. “O que pronto se ira faz loucuras” (Pv 14.7). “O precipitado exalta a loucura, mas o de ânimo tranqüilo encontra a solução” (Pv 14.29-30). 

VENÇA A ANSIEDADE (v. 6).
Esses versos são dignos de serem memorizados. Escreva-os e coloque-os em um lugar bem visível para que você possa lê-los diariamente. Quem se entrega a pensamentos negativos, rancorosos, indelicados ou derrotistas, ficará da mesma forma, tenso, infeliz, deprimido e apavorado.

ORE, SUPLIQUE, DÊ GRAÇAS E APRESENTE SEUS PEDIDOS A DEUS (v. 6).
Ainda que você esteja sobrecarregado pelos problemas emocionais, sofrendo com crises existenciais profundas, vivendo uma vida de frustrações e decepções, A ORACAO MUDA TUDO. A oração pode nos tirar da pior. Quando oramos, revelamos nossa dependência de Deus. Seja qual for o seu problema, seja qual for o seu estado, seja qual for à crise que você está enfrentando, busque a Deus; confie nele; ele tem a solução.

MUDE SUA MANEIRA DE PENSAR (v. 8).
Ninguém pode esperar que o seu estado de espírito seja saudável e positivo quando continua a alimentar a mente com o negativismo. Quem reafirma o tempo todo que não consegue, que é incapaz, que foi injustiçado, continua carregando desesperança. Este tipo de pensar não forma vencedores; pelo contrario, polui o espírito. “Transforme-se pela renovação da sua mente, para que seja capaz de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

LEVANTE OS OLHOS PARA COISAS MAIS ELEVADAS.
Tire sua mente das atitudes destrutivas. Redirecione sua mente, desprendendo-a da autopiedade, das amarguras dos fracassos e ressentimento. Conduza sua mente a voar para os lugares de refrigério e paz.

Qualquer pessoa pode sofrer esgotamento. “Não percamos a esperança, pois quem prometeu é fiel” (Hb 10.23). “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara... Tudo se cumpriu” (Js 21.45). Podemos nos sentir alquebrados e perdidos, mas existe Jesus. Em Cristo a esperança jamais termina. Com ele posso continuar. Seu poder me protege e restaura.

Transcrito Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.