Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

POR ONDE COMEÇAR PARA ENTENDER A BÍBLIA?


1) COMECE COM UMA VISTA PANORÂMICA DA BÍBLIA.

Observe que a Bíblia tem duas divisões principais: o Antigo Testamento, que é composto de livros escritos antes do nascimento de Jesus, e o Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda dele.

O Antigo Testamento pode ser dividido em 

(a) livros da Lei (Gênesis - Deuteronômio), que falam sobre as origens do povo judeu e da lei que Deus lhes deu, 

(b) livros de História (Josué - Ester), que registram fatos importantes sobre os israelitas entre 1.400 e 400 anos a.C., 

(c) livros de Sabedoria (Jó - Cântico dos Cânticos) e 

(d) livros de Profecia (Isaías - Malaquias), que relatam mensagens especiais de Deus para os homens ao longo de 500 anos.

O Novo Testamento se divide em 

(a) relatos do Evangelho (Mateus - João), que falam da vida de Jesus na terra, 

(b) um livro de História (Atos dos Apóstolos), que fala dos primeiros 30 anos da igreja primitiva, 

(c) cartas aos cristãos (Romanos - Apocalipse), escritos para orientar e encorajar igrejas e indivíduos no seu serviço ao Senhor.

2) DESENVOLVA O COSTUME DE LEITURA.

Escolha uma abordagem à leitura e separe algum tempo cada dia para ler e conhecer o conteúdo da Bíblia. 15 a 20 minutos por dia é o suficiente para ler a Bíblia toda em apenas um ano E se dedicar uma hora por dia à leitura, poderá  ler todos os livros da Bíblia em três ou quatro meses!

3) ESTUDE O TEXTO DE LIVROS ESPECÍFICOS.

Além da leitura, dedique um tempo para regularmente estudar livros da Bíblia. Boas escolhas para iniciar são livros como Gênesis, ou um dos relatos do Evangelho. O estudo dos textos bíblicos, especialmente estudando livros completos, é uma das coisas mais importantes para evitar os erros que resultam de distorções e aplicações erradas. É importante compreender os textos no seu contexto.

4) FAÇA ESTUDOS DE ASSUNTOS IMPORTANTES PARA ESCLARECER DÚVIDAS E ENTENDER COMO AGIR.

Na leitura, nos estudos textuais, e nas conversas com outros, surgirão perguntas. Procure respostas por meio de estudo cuidadoso, verificando o sentido de palavras, juntando informações de vários textos e sempre lembrando do contexto. Para isso, uma das ferramentas mais úteis é um dicionário comum, pois encontramos palavras na Bíblia que não temos costume de usar no dia-a-dia. 

5) PREPARE O CORAÇÃO PARA ACEITAR E APLICAR A PALAVRA.

Esta última sugestão pode ser a mais importante de todas. É comum e correto pensar que o estudo das Escrituras pode nos ajudar a melhorar nosso caráter e comportamento. Mas Tiago, o autor de um livro bem prático no Novo Testamento, mostra que precisamos chegar às Escrituras com um coração disposto a aprender, livre dos impedimentos da maldade. Ele disse: “Portanto, despojdando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1:21-22).

Com paciência, disciplina e dedicação, você terá o prazer de aprender muito sobre a vontade de Deus!

Dennis Allan

Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.