Pesquisar neste blog:

domingo, 9 de maio de 2021

O PENHOR DO ESPIRITO SANTO

Quando confiamos em Cristo, Deus não nos dá o Espírito somente como selo. Ele é também o penhor (algumas traduções trazem "garantia") de acordo com passagens como 2 Co. 1:22 e Ef 1:14. 

"Porque é o Próprio Deus que nos dá a certeza, com vocês, de nossa vida em Cristo. E foi Deus quem nos separou para si mesmo. Como dono, pôs sua marca (selo) em nós, e colocou o Espírito Santo em nossos corações como garantia de tudo o que ele tem para nós" (2 Co. 1:21, 22).

Nos tempos do apóstolo Paulo os comerciantes usavam penhores com três finalidades: como pagamento adiantado, "entrada" que fechava um negócio; representava um compromisso de pagamento, e era uma amostra do que haveria de vir. 

O Espírito Santo é o penhor de que Deus nos comprou, a garantia. Sua presença mostra o compromisso que Deus assumiu de nos redimir completamente. Talvez o melhor de tudo, a presença do Espírito Santo, vivendo em união conosco, nos dá um gosto antecipado, uma amostra de nossa herança, da nossa vida futura na presença de Deus. 

"(Deus) também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nossos corações" 2 Co. 1:22. A presença do Espírito em nossa vida é a garantia de que Deus vai cumprir Sua promessa. 
"Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito" 2 Co. 5:5. O contexto dá a ideia de que o Espírito em nós é a garantia de que Deus nos dará corpos espirituais quando Jesus vier. 

"(O Espírito Santo) é o penhor da nossa herança até ao resgate da Sua propriedade, em louvor da Sua glória" Ef. 1:14. Nesta passagem o Espírito é a prova de que Deus garante a nossa herança até que o futuro traga a redenção total dos que são propriedade de Deus. 

Em resumo, podemos dizer que quando somos batizados no corpo de Cristo, o Espírito entra em nossas vidas e nos sela através da Sua presença. Ele é a garantia de Deus, dando-nos certeza de que nossa herança virá. 

A mesma coisa acontece com o dom do Espírito Santo; toda a sua influência e atuação, santificando e confortando, tem sua origem no céu e é glória em /semente e botão. 

A iluminação do Espírito é garantia (penhor) de luz eterna; a santificação é garantia de santidade perfeita; Seu conforto é garantia de alegrias eternas. Ele é a garantia até a redenção da propriedade que foi comprada.

Fonte: O Poder do Espírito Santo – Billy Graham

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões Evangélicas

Reflexões Evangélicas
Você é sempre uma pessoa bem-vinda.